▲
- O Google Gemini oferece um recurso para resumir páginas da web diretamente no navegador Chrome em dispositivos móveis.
- Você pode ativar o resumo pressionando o botão de energia durante a navegação, facilitando o acesso a conteúdos importantes sem precisar rolar a página inteira.
- Essa tecnologia reduz o tempo gasto na leitura e melhora a eficiência na consulta de informações online.
- O recurso está sendo implementado inicialmente em iOS e iPadOS, com expectativa de integração futura em smartphones Galaxy, aumentando a acessibilidade da ferramenta.
A possibilidade de sumarizar páginas da web de forma rápida e eficiente é algo que tem ganhado espaço nos dispositivos móveis. Agora, um novo recurso do Google Gemini oferece uma maneira mais simples de obter resumos de páginas enquanto navega pelo Chrome. Essa funcionalidade promete economizar tempo, eliminando a necessidade de scrolls longos e facilita a consulta de informações relevantes, tudo na ponta dos dedos.
Como funciona o recurso de sumarizar páginas no Chrome usando o Gemini
Recentemente, o Google mostrou uma funcionalidade que permite resumir páginas, mesmo durante a navegação no Chrome. Com essa novidade, o usuário pode ativar o recurso ao pressionar por um longo tempo o botão de energia (ou outro botão que convoca o Gemini). O comando aparece na tela como “Sumarizar Página”, logo acima da barra de pesquisa do aplicativo.
Essa ferramenta é bastante prática, pois dispensa o scroll da página inteira. Uma vez ativada, a resumir página no Chrome com o Gemini fica salva nas conversas do AI, permitindo que o usuário retome o conteúdo posteriormente. Além de facilitar o acesso às informações, ela também reduz o tempo gasto na leitura de textos extensos. A novidade começou a ser implementada em dispositivos iOS e iPadOS, ampliando seu alcance.
Antes, usar o Gemini para resumir páginas era uma tarefa manual. Você precisava copiar a URL do navegador e colar na aplicação, pedindo ao AI para fazer o resumo. Agora, essa operação se torna mais rápida e prática, usando apenas uma ação dentro do navegador, economizando passos e aumentando a eficiência. Essa implementação vem em favor de uma experiência de navegação mais inteligente, principalmente para quem precisa consultar diversas informações em pouco tempo.
Para quem gosta de acompanhar as novidades de tecnologia, há indicações de que essa funcionalidade foi vista previamente para o Samsung Internet. Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciada, especula-se que o Google Gemini possa debutar oficialmente junto ao lançamento da série Galaxy S26, previsto para o próximo ano. Essa integração reforça o compromisso de oferecer recursos cada vez mais acessíveis e úteis para os usuários de smartphones Android.
Leia também:
A inclusão de uma ferramenta que permite resumir páginas facilmente enriquece o ecossistema de IA do Google, tornando a navegação mais inteligente. Assim, fãs de tecnologia podem esperar uma evolução contínua nesse tipo de recurso, que aliás, já vem sendo adotado por outras plataformas como o Samsung Internet, demonstrando uma tendência de adoção por diferentes navegadores e aplicativos. Ainda mais com a implementação universal nesse momento, o uso de Gemini promete ficar ainda mais acessível.
Por fim, essa atualização demonstra como as tecnologias de IA estão facilitando tarefas do dia a dia, otimizando o tempo e melhorando a experiência do usuário em dispositivos móveis. O recurso de resumir páginas no Chrome usando o Gemini será uma grande ajuda para quem busca agilidade ao consumir informações online, e sinaliza uma fase em que o AI, de fato, passa a fazer parte da navegação cotidiana com mais presença e facilidade.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.