Novo SmartThings Hub da Aeotec traz melhorias, mas perde suporte ao Z-Wave

Aeotec lança Smart Home Hub 2 com desempenho melhor, mas sem suporte ao Z-Wave, impactando usuários brasileiros.
Publicado dia 4/09/2025
Novo SmartThings Hub da Aeotec traz melhorias, mas perde suporte ao Z-Wave
(Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • Aeotec lançou o Smart Home Hub 2 que substitui o SmartThings Hub da Samsung, com melhorias de desempenho.
    • Se você usa dispositivos Z-Wave, precisará continuar com o modelo anterior para manter a compatibilidade.
    • A ausência do suporte ao Z-Wave pode afetar planos de automação residencial para muitos usuários.
    • O modelo antigo será produzido até 2026, garantindo suporte temporário para dispositivos Z-Wave.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SmartThings Hub, antes fabricado pela Samsung, agora é responsabilidade da empresa alemã Aeotec. Recentemente, a Aeotec lançou um novo hub que promete melhor desempenho e funcionalidades atualizadas para sua casa conectada. Contudo, uma característica presente nos modelos anteriores foi removida, o que pode impactar usuários com dispositivos específicos.

A ausência de suporte Z-Wave no novo SmartThings Hub da Aeotec

A Aeotec anunciou o Smart Home Hub 2, a versão mais recente que opera como um SmartThings Hub da Samsung. Este novo dispositivo chega com um hardware aprimorado, garantindo uma performance mais veloz e um alcance de sinal ampliado para a sua rede de casa inteligente.

Ele também oferece suporte para mais dispositivos de casa inteligente. Um exemplo de como a tecnologia pode facilitar o dia a dia é o robô aspirador DEEBOT X11, que se integra em ambientes conectados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar das melhorias, o Smart Home Hub 2 não conta com o suporte de rádio Z-Wave, uma funcionalidade padrão em todos os hubs SmartThings anteriores. Essa mudança representa uma alteração significativa para usuários que já possuem equipamentos baseados nessa tecnologia.

Para quem já utiliza uma configuração de casa inteligente baseada em SmartThings com dispositivos Z-Wave, será necessário continuar usando o modelo da geração anterior. O Aeotec Smart Home Hub, também conhecido como SmartThings V3 hub, é a única opção para manter a compatibilidade com Z-Wave.

Ao que tudo indica, a Samsung decidiu não incluir mais o suporte para o padrão Z-Wave nos seus novos hubs. Essa decisão pode influenciar a forma como os usuários planejam e expandem suas automações residenciais no futuro próximo.

O modelo anterior será descontinuado até o final de 2026. No entanto, a Aeotec informou que realizou uma última rodada de produção do modelo antigo, o que deve assegurar um estoque suficiente para atender à demanda por um tempo.

aeotec smart home hub 2 smartthings controller 2025

Recursos e Desempenho do Novo Hub

O hardware aprimorado do novo modelo promete um desempenho até duas vezes mais rápido. Isso é importante para sistemas que exigem agilidade, como as otimizações que o processador Exynos 2400 oferece em outros dispositivos Samsung. O hub foi projetado pensando em comunicações local-first, como relatado pela The Verge.

Isso significa que controles e automações podem continuar funcionando mesmo quando a conexão com a internet é interrompida, oferecendo maior autonomia e, de certa forma, uma camada extra de segurança em casa, similar às importantes correções de segurança em softwares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A adição do suporte a Bluetooth Low Energy também é bastante importante. Muitos dispositivos de casa inteligente hoje utilizam essa tecnologia para se conectar e funcionar, como os novos carregadores MagicMount Qi2.2 de 25W para iPhone, que dependem de conectividade eficiente.

O hub também oferece suporte para ZigBee, Thread e funciona como um Matter Controller. Essas tecnologias ampliam a compatibilidade com uma vasta gama de dispositivos de diferentes fabricantes, tornando o Smart Home Hub 2 um ponto central para diversas automações.

Recentemente, a Samsung tem incluído funcionalidades de SmartThings Hub com suporte a Matter Controller em seus próprios produtos, como TVs, soundbars e eletrodomésticos. Essa integração amplia o ecossistema e mostra a direção da empresa em oferecer mais opções para a casa conectada, similar ao que vemos com o lançamento da série Galaxy Tab S11.

A escolha da Aeotec de focar em novos padrões de conectividade e a decisão da Samsung de integrar capacidades de hub em seus próprios eletrodomésticos indicam um direcionamento para o futuro da casa inteligente. A expectativa é de um ecossistema mais unificado e com maior desempenho, adaptando-se às necessidades modernas de automação residencial.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.