Novos recursos do Windows 11: descubra se seu PC é compatível

Windows 11 recebeu novidades e atualizações; saiba se seu PC pode utilizar todas as funções novas.
Atualizado há 2 horas
Novos recursos do Windows 11: descubra se seu PC é compatível
Descubra se seu PC é compatível com as novas funções do Windows 11. (Imagem/Reprodução: Digitaltrends)
Resumo da notícia
    • O Windows 11 lançará novas funcionalidades no canal Beta, focadas em acessibilidade e inteligência artificial.
    • As novidades incluem Reading Coach, melhorias no Voice Access e melhor busca de fotos na nuvem.
    • Para aproveitar todas as atualizações, seu dispositivo deve ser um Windows 11 Copilot+ PC com tecnologia Snapdragon.
    • O suporte a outros processadores, como AMD e Intel, está a caminho, ampliando a compatibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Windows 11 está recebendo diversas novidades, incluindo a integração do Reading Coach, melhorias no Voice Access e aprimoramentos na busca com IA. Essas atualizações fazem parte da versão de prévia 26120.3872 no canal Beta do Windows Insider. No entanto, alguns recursos estarão disponíveis apenas nos Windows 11 Copilot+ PC, uma nova categoria de dispositivos com tecnologia de IA que utilizam chips Snapdragon (baseados em ARM).

Além dos recursos destacados nesta prévia, mais funcionalidades do Copilot+ estão a caminho. A Microsoft confirmou que o Recall, que gerou preocupações de privacidade, chegará ao Windows 11 na versão 26100.3902 (KB5055627), já disponível no Release Preview Channel. Isso significa que está próximo do lançamento geral e deve chegar em breve aos dispositivos Copilot+ elegíveis.

Mas quais são esses novos recursos dos Copilot+ PCs? E como saber se seu PC é compatível? Confira a lista!

Novidades do Windows 11 Copilot+ PC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Microsoft anunciou diversas novidades para o Windows 11, focadas em acessibilidade e inteligência artificial. Os usuários do programa Windows Insider já podem testar algumas dessas funcionalidades, mas a disponibilidade geral pode variar. Entenda o que vem por aí e como essas mudanças podem impactar sua experiência com o sistema operacional.

Reading Coach com “Click to Do”

Uma das novidades mais interessantes é a integração do Reading Coach ao recurso “Click to Do” do Windows 11. Essa funcionalidade usa inteligência artificial para sugerir ferramentas de acordo com o contexto. Segundo a Microsoft, você pode melhorar sua fluência e pronúncia com a opção “Practice in Reading Coach” do “Click to Do”.

Leia também:

Para usar, basta selecionar o texto que o “Click to Do” reconhece na tela e escolher a opção “Practice in Reading Coach”. Depois da leitura, o Reading Coach oferece feedback e orientações para aprimorar suas habilidades. Essa ferramenta é valiosa, pois permite que os usuários melhorem suas habilidades em seu próprio ritmo, sem julgamentos. O feedback ajuda a aumentar a confiança com o tempo. E, como o recurso está sempre disponível no seu Copilot+ PC, você pode praticar quando quiser, o que é muito prático.

O Windows 11 também recebeu melhorias no menu Iniciar, tornando-o mais atraente e funcional.

Leitura com Immersive Reader

Quanto menos distrações você tiver ao ler, melhor. É isso que a Microsoft busca oferecer com o Immersive Reader. Você pode acessar esse recurso da mesma forma que o Reading Coach, e pode personalizar a aparência do texto, alterando a fonte, tamanho, espaçamento ou tema de fundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o Immersive Reader tenha sido inicialmente projetado para auxiliar leitores com dislexia e disgrafia, ele oferece ferramentas úteis para todos. Por exemplo, o recurso lê o texto em voz alta, usa separadores de sílabas para dividir as palavras e destaca verbos, substantivos e adjetivos.

Outra funcionalidade que os aprendizes visuais vão adorar é a opção de dicionário de imagens, que mostra palavras desconhecidas com imagens para ajudar os usuários a entendê-las mais facilmente. A Microsoft também está trabalhando para tornar os comandos de voz mais naturais no Windows, facilitando a interação com o PC.

Essa funcionalidade de dicionário de imagens é ótima, já que nem todo mundo absorve informações da mesma forma. Quem nunca entendeu algo melhor ao ver uma imagem do que estavam explicando?

Pesquise suas fotos na nuvem com poucas palavras

Boas notícias para os Windows Insiders no Espaço Econômico Europeu: eles podem pesquisar fotos salvas na nuvem usando suas próprias palavras através da caixa de pesquisa do Windows. Por exemplo, você pode usar termos como “cachorro na praia” e encontrar fotos que correspondam a essa descrição.

Poder pesquisar uma foto dessa forma economiza muito tempo, já que nem todos se lembram do nome exato que deram a um arquivo para encontrá-lo. A pesquisa atualizada reúne resultados da nuvem e locais, para que tudo seja exibido em um só lugar.

Não faz muito tempo, a Microsoft anunciou em um post no blog do Windows Insider que a pesquisa do Windows receberia uma atualização de IA, permitindo que usuários com um Windows 11 Copilot+ PC com um processador Snapdragon usem indexação semântica e lexical para pesquisar fotos específicas.

Embora o recurso esteja atualmente disponível para Copilot+ PCs com tecnologia Snapdragon, a Microsoft confirmou que o suporte para PCs com tecnologia AMD e Intel está chegando, mas um prazo específico não foi fornecido. Tomara que seja em breve.

Adicione suas palavras ao dicionário no Voice Access

O Voice Access no Windows 11 está ficando mais inteligente, e um dos aprimoramentos mais úteis é a opção de adicionar palavras específicas ao dicionário. Se você usa termos difíceis de pronunciar ou incomuns, adicioná-los pode ajudar a melhorar a precisão da sua dicção. Mesmo as palavras com as quais você normalmente tem dificuldades não serão mais um problema; você estará ensinando seu vocabulário pessoal ao sistema.

A Microsoft afirma que essa funcionalidade estará disponível em todos os idiomas atualmente suportados, incluindo francês, inglês, espanhol, chinês e alemão. Usuários do Gmail no Android também podem se beneficiar de melhorias, como o cancelamento facilitado de assinaturas de e-mail.

Aprimoramentos de IA em andamento

Os novos recursos da Microsoft são realmente úteis, especialmente para acessibilidade. O Immersive Reader, por exemplo, pode fazer uma grande diferença para usuários com dislexia ou disgrafia. A única desvantagem agora é que você precisará de um Copilot+ PC com um processador Snapdragon para usá-los. Felizmente, o suporte para outros Copilot+ PCs não deve demorar muito. Ferramentas como o Dicionário de Imagens são um ótimo exemplo de como a IA pode tornar as tarefas cotidianas mais intuitivas, especialmente para aprendizes visuais.

As atualizações do Windows 11 também estão focadas em melhorar a experiência geral do usuário, como a nova funcionalidade no menu Iniciar e os comandos de voz mais naturais.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Digital Trends

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.