Nvidia está adquirindo Arm por $ 40 bilhões

Avatar de André Luiz
14/09/2020 às 10:42 | Atualizado há 4 anos
Nvidia está adquirindo Arm por $ 40 bilhões

No início deste ano, foi revelado que a Nvidia estava pensando em comprar ARM da SoftBank. Então, no mês passado, A SoftBank confirmou que estava realmente considerando vender a desenvolvedora de chipsets baseada no Reino Unido, a qual foi comprada por $ 32 bilhões em 2016. Hoje, a Nvidia confirmou o negócio, avaliado em colossais $ 40 bilhões.

Em uma postagem no seu blog, a Nvidia afirmou que a transação permite criar a “principal empresa de computação para a era da inteligência artificial”. A Nvidia esclareceu que a ARM continuará a operar seu modelo de licenciamento de código aberto com o IP da empresa para permanecer registrada no Reino Unido. A empresa também buscará expandir sua presença no Reino Unido, construindo um novo centro global de excelência em IA no campus de Cambridge da ARM, e também investirá em um supercomputador de IA equipado com tecnologia da empresa adquirida.

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que:

“IA é a força tecnológica mais poderosa de nosso tempo e lançou uma nova onda de computação. Nos próximos anos, trilhões de computadores executando IA criarão uma nova internet das coisas que é milhares de vezes maior do que a internet para pessoas de hoje. Nossa combinação criará uma empresa fabulosamente posicionada para a era da IA.

Simon Segars e sua equipe na Arm construíram uma empresa extraordinária que está contribuindo para quase todos os mercados de tecnologia do mundo. Unindo os recursos de computação AI da NVIDIA com o vasto ecossistema da CPU da Arm, podemos avançar a computação da nuvem, smartphones, PCs, carros autônomos e robótica, para superar a IoT e expandir a computação AI para todos os cantos do globo.

Essa combinação traz enormes benefícios para ambas as empresas, nossos clientes e a indústria. Para o ecossistema da Arm, a combinação turbinará a capacidade de P&D da Arm e expandirá seu portfólio de IP com a tecnologia de GPU e AI da NVIDIA líder mundial.”

Com relação às finanças em torno do negócio de $ 40 bilhões, a SoftBank permanecerá comprometida com o sucesso de longo prazo da ARM com uma participação acionária de 10% na Nvidia. Ela ainda receberá $ 21,5 bilhões em ações ordinárias da Nvidia – o que equivale a 44,3 milhões de ações -, $ 12 bilhões em dinheiro e até $ 5 bilhões em construção de earn-out.

Os funcionários da ARM também receberão US $ 1,5 bilhão em capital. A transação não inclui o Grupo de Serviços IoT da ARM. Os compromissos da SoftBank com a ARM, que foram feitos como parte de sua aquisição de 2016, devem ser concluídos em setembro de 2021.

Como acontece com qualquer negócio dessa escala, esta transação está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser finalizada nos próximos 18 meses.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ