A NVIDIA pode trazer o DLSS RTX 3000. Em entrevista ao Digital Foundry, Bryan Catanzaro, Vice-Presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA, sugeriu essa possibilidade. Os avanços no DLSS da família RTX 5000, que passará a usar apenas os Tensor Cores, abrem essa perspectiva.
DLSS RTX 3000: Possibilidade para placas antigas
A geração de quadros com DLSS RTX 3000 seria uma adição interessante. Em setembro de 2022, a NVIDIA anunciou a família GeForce RTX 4000 com a tecnologia de geração de quadros. Essa tecnologia usa Inteligência Artificial para interpolar quadros, melhorando a taxa de quadros em jogos.
Inicialmente, a tecnologia utilizava “optical flow accelerators” para calcular os movimentos dos objetos 3D e habilitar o recurso. A mudança para Tensor Cores na RTX 5000 pode simplificar a implementação em placas mais antigas, como a RTX 3000. Com a popularização dos dispositivos móveis, recursos como esses se tornam ainda mais relevantes.
A RTX 4000 trouxe como uma das principais novidades a tecnologia de geração de quadros. As placas usavam Inteligência Artificial para interpolar os quadros renderizados pela GPU. Isso “aumentava” a taxa de quadros dos jogos e aprimorava a experiência de forma geral.
DLSS é uma tecnologia que funciona de forma semelhante a outros recursos de upscaling, mas com o diferencial de usar IA para melhorar a qualidade da imagem. Isso significa que a placa de vídeo pode renderizar o jogo em uma resolução menor e depois usar IA para aumentá-la para a resolução nativa do monitor, mantendo a qualidade visual.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TudoCelular