NVIDIA considera trazer tecnologia DLSS RTX 3000 para suas placas de vídeo no futuro

DLSS RTX 3000: A NVIDIA pode trazer essa tecnologia para placas antigas? Descubra se sua RTX 3000 poderá receber essa atualização de desempenho com IA. Saiba mais!
DLSS RTX 3000
DLSS RTX 3000
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A NVIDIA pode trazer o DLSS RTX 3000. Em entrevista ao Digital Foundry, Bryan Catanzaro, Vice-Presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA, sugeriu essa possibilidade. Os avanços no DLSS da família RTX 5000, que passará a usar apenas os Tensor Cores, abrem essa perspectiva.

DLSS RTX 3000: Possibilidade para placas antigas

A geração de quadros com DLSS RTX 3000 seria uma adição interessante. Em setembro de 2022, a NVIDIA anunciou a família GeForce RTX 4000 com a tecnologia de geração de quadros. Essa tecnologia usa Inteligência Artificial para interpolar quadros, melhorando a taxa de quadros em jogos.

Inicialmente, a tecnologia utilizava “optical flow accelerators” para calcular os movimentos dos objetos 3D e habilitar o recurso. A mudança para Tensor Cores na RTX 5000 pode simplificar a implementação em placas mais antigas, como a RTX 3000. Com a popularização dos dispositivos móveis, recursos como esses se tornam ainda mais relevantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A RTX 4000 trouxe como uma das principais novidades a tecnologia de geração de quadros. As placas usavam Inteligência Artificial para interpolar os quadros renderizados pela GPU. Isso “aumentava” a taxa de quadros dos jogos e aprimorava a experiência de forma geral.

DLSS é uma tecnologia que funciona de forma semelhante a outros recursos de upscaling, mas com o diferencial de usar IA para melhorar a qualidade da imagem. Isso significa que a placa de vídeo pode renderizar o jogo em uma resolução menor e depois usar IA para aumentá-la para a resolução nativa do monitor, mantendo a qualidade visual.

Leia também:

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TudoCelular

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.