Nvidia deve apresentar RTX 5070 e 5080 SUPER com maior VRAM

Rumores sobre o lançamento das RTX 5070 e 5080 SUPER com mais memória levantam expectativas no mercado.
Atualizado há 5 horas
Nvidia deve apresentar RTX 5070 e 5080 SUPER com maior VRAM
Expectativas aumentam com os rumores das RTX 5070 e 5080 SUPER e suas mais memórias. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • A Nvidia pode lançar a RTX 5070 e 5080 SUPER com aumento significativo de memória.
    • Se você busca uma GPU poderosa, essas versões podem trazer melhorias para jogos e aplicativos profissionais.
    • O aumento da VRAM deve beneficiar atividades que exigem maior desempenho gráfico.
    • A expectativa é que a Nvidia revele mais detalhes na CES 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A RTX 5070 e RTX 5080 SUPER podem chegar com mais memória! Rumores indicam que a Nvidia está preparando versões turbinadas das suas placas de vídeo GeForce RTX 50. A ideia é responder às críticas e à recepção morna da linha, com um upgrade na capacidade de VRAM. Será que essa jogada vai dar um novo fôlego para a série? Informações de fóruns e fontes da indústria sugerem que a empresa está planejando lançar as RTX 5070 SUPER e RTX 5080 SUPER.

Segundo essas informações, a Nvidia estaria planejando lançar ambas as versões com melhorias na memória. A RTX 5080, por exemplo, saltaria de 16 GB para 24 GB na versão SUPER. Já a RTX 5070 chegaria com 18 GB, um aumento significativo em relação aos 12 GB do modelo original.

Apesar do aumento na memória, as fontes indicam que o desempenho deve ser similar ao das versões originais, sem grandes saltos. Essa estratégia lembra o que a Nvidia fez com as RTX 40 SUPER no início de 2024, onde a RTX 4080 SUPER apresentou um desempenho muito parecido com o da RTX 4080 original em 4K.

Nvidia planeja RTX 5070 e RTX 5080 SUPER com mais memória?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando que as RTX 50 foram lançadas há menos de seis meses, é pouco provável que a Nvidia anuncie as RTX 50 SUPER nos próximos meses. O mais provável é que a empresa espere a CES 2026, em janeiro, para fazer um anúncio similar ao que fez com as RTX 40 SUPER.

Embora as fontes não mencionem ganhos de performance, o aumento da VRAM geralmente traz melhorias. Em jogos, essa diferença pode não ser tão perceptível, mas em atividades profissionais como modelagem 3D ou edição audiovisual em altas resoluções, o impacto pode ser significativo.

Leia também:

Em atualizações como essa, é comum que as empresas revisem os preços. A GeForce RTX 4080 SUPER, por exemplo, foi lançada com um preço menor que a RTX 4080 padrão. Será que a Nvidia vai repetir essa estratégia com as novas GPUs?

Como a RTX 5080 pode vir com 24 GB de RAM, talvez a Nvidia não reduza o preço desse modelo. No entanto, uma RTX 5070 SUPER com mais memória e um preço competitivo para rivalizar com as novas Radeon RX 9070 da AMD seria uma jogada interessante para acirrar a competição. Se você está pensando em investir em um novo dispositivo, vale a pena conferir as opções de descontos imperdíveis em notebooks gamers Gigabyte.

É importante lembrar que a Nvidia está sempre trabalhando em diversas placas de vídeo, e nem todas chegam ao mercado. A empresa pode estar apenas considerando essa possibilidade, e isso não garante que as RTX 5070 e RTX 5080 SUPER se tornarão realidade em breve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ficar por dentro das novidades do mundo das placas de vídeo, continue acompanhando o TecMundo. Aproveite e confira a análise da AORUS Radeon RX 9070 XT Elite, uma placa recém-lançada com ótimo desempenho para 4K e QHD. E se você busca um bom custo-benefício, não deixe de conferir a nossa seleção de melhores aspiradores Samsung em 2025.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.