A chegada de novas GPUs é sempre um evento aguardado com ansiedade pelos entusiastas de tecnologia e gamers. No entanto, o lançamento da RTX 50-series Nvidia não tem sido tão festivo quanto se esperava. Problemas de disponibilidade e preços elevados têm gerado frustração, levantando dúvidas se a Nvidia não teria se precipitado ao lançar os produtos antes de garantir um fornecimento adequado para atender à demanda.
A Volta da Escassez de GPUs
A memória da escassez de placas de vídeo da série RTX 30 da Nvidia e RX 6000 da AMD ainda assombra muitos usuários. Quem tentou fazer um upgrade no PC naquela época sabe o quão difícil e caro era encontrar uma GPU. Os preços inflacionados e a ação de revendedores transformaram o sonho de muitos em pesadelo, com GPUs sendo vendidas por até 300% do preço original.
A combinação de uma crise global de chips, a pandemia e o auge da mineração de criptomoedas criou o cenário perfeito para a escassez. Agora, com esses fatores atenuados, era de se esperar que o lançamento da RTX 50-series Nvidia fosse tranquilo, mas a realidade tem sido bem diferente.
Rumores sobre a baixa disponibilidade da RTX 5090 já circulavam semanas antes do lançamento. Dias antes da chegada oficial, filas se formaram em frente às lojas, e algumas varejistas adotaram sistemas de loteria para tentar organizar as vendas, que em alguns casos, viraram um caos.
A situação atual lembra os tempos sombrios de 2021, e embora não seja tão grave, ainda é preocupante. A análise da 3DCenter sobre a disponibilidade da série RTX 50, comparada a lançamentos anteriores, revela que tanto a RTX 5090 quanto a RTX 5080 foram lançadas em quantidades muito limitadas, sem previsão de reabastecimento.
Leia também:
Disponibilidade e Preços da RTX 50-series Nvidia
Algumas varejistas estimam que a RTX 5090 só estará disponível novamente em junho. Para quem deseja adquirir uma das novas placas, a alternativa é esperar ou pagar preços exorbitantes a revendedores, que podem aumentar o valor em centenas ou até milhares de dólares.
Mesmo quando as placas estão disponíveis, encontrá-las pelo preço de tabela (MSRP) é uma missão quase impossível. Os modelos com preços mais acessíveis são raros, e a maioria das opções disponíveis são versões com overclock, que custam até US$ 1.200 a mais do que o preço sugerido pela Nvidia.
A esperança de que a situação melhorasse com a RTX 5070 Ti não se concretizou. Poucos dias após o lançamento, a placa já estava praticamente indisponível. Alguns modelos com overclock encontrados em marketplaces custavam valores absurdos, enquanto em outras lojas, a placa só era oferecida em PCs pré-montados ou já estava esgotada.
O futuro dos modelos mais populares, como a RTX 5070 e RTX 5060, também é incerto. Há relatos de que a RTX 5070, cujo lançamento estava previsto para o início de março, foi adiada devido a problemas no design do chip, o que pode resultar em disponibilidade limitada. Ming-Chi Kuo, analista de mercado, também acredita que levará um tempo até que a RTX 5070 e a RTX 5060 estejam facilmente disponíveis.
Ação da Nvidia para Minimizar os Problemas
A Nvidia reconhece a situação e está tentando mitigar os problemas de disponibilidade. A empresa reativou o programa Verified Priority Access, que já havia sido utilizado para a RTX 4090 e RTX 4080. Através desse programa, usuários selecionados e registrados podem comprar as placas Founders Edition da Nvidia.
Para participar, é necessário ter uma conta Nvidia criada antes de 30 de janeiro de 2025 e preencher um formulário no site da empresa manifestando interesse na compra. Os selecionados terão a oportunidade de adquirir uma placa Founders Edition pelo preço de tabela. No entanto, o programa está disponível apenas para usuários nos Estados Unidos, e a Nvidia não divulgou quantas GPUs serão disponibilizadas.
Apesar das dificuldades, as novas GPUs da série RTX 50 parecem promissoras. A RTX 5090 se destaca como a melhor GPU da geração, e a RTX 5070 Ti tem potencial para ser uma excelente opção, caso se torne disponível pelo preço de tabela. No entanto, o lançamento conturbado tem gerado frustração em muitos consumidores.
A solução, por ora, é ter paciência. Acredita-se que os problemas de estoque serão resolvidos com o tempo. A chegada da nova geração de placas da AMD também pode movimentar o mercado, com a RX 9070 XT competindo diretamente com a RTX 5070 ou RTX 5070 Ti. A AMD planeja oferecer preços competitivos, o que pode equilibrar a disputa com a Nvidia.
Diante dos problemas enfrentados pelos consumidores para adquirir uma GPU da RTX 50-series Nvidia, surge a questão se não teria sido melhor adiar o lançamento oficial por alguns meses. No entanto, o lançamento já ocorreu, e resta aos interessados aguardar que a situação se normalize e que as placas se tornem mais acessíveis.
Uma das melhores maneiras de aprender é com praticar inglês com IA, além de conhecer os melhores teclados gamer de 2025.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Digital Trends