Nvidia GeForce GTX 1630 é real, mas é inferior a RX 6400

A placa de vídeo da Nvidia Geforce GTX 1630 foi oficial anunciada, mas o seu poder gráfico não impressiona dentre as opções de entrada!
Avatar de Bruno Rodrigues
29/06/2022 às 15:21 | Atualizado há 2 anos
Nvdia GeForce GTX 1630 é real, mas é inferior a RX 6400

Alguns dias atrás, vimos um rumor que uma possível nova GeForce GTX 1630 estivesse em produção pela Nvidia, mas pensamos que quem espelhou esse rumor estava “doido de pedra”. Bom, estávamos profundamente enganados quanto a isso, pois a Nvidia realmente lançou uma nova placa de vídeo, porém mais fraca que gerações atrás.

Nvidia GeForce GTX 1630 não impressiona

De fato a placa já estava sendo muito comentada nas últimas semanas, mas não esperávamos que ela fosse realmente lançada com um poder inferior a modelos mais baratos da linha. Se você parar para analisar outras opções da Nvidia, notará que existem placas de vídeo de entrada muito mais poderosas e a preços atraentes que essa GeForce GTX 1630.

Se compararmos a placa de vídeo de mais de 3 anos, a GeForce GTX 1650 com 896 CUDA core, a GeForce GTX 1630 com 512 perde em 384 CUDA cores, que chega a ser ainda mais inferior a sua antecessora mais antiga, a GTX 1050ti com 768 CUDA.

Essa nova opção um tanto curiosa da Nvidia, vem mais para diversificar o mercado de placas de vídeo de entrada da marca, oferendo uma nova placa da linha GTX com apenas 64-bits. Além disso, temos um aumento considerável no clock da placa de vídeo, contando com frequências de “1785 MHz” com o TDP máximo de 75W.

Confira as especificações da nova GeForce GTX 1630:

  • 512 CUDA cores
  • Frequência de 1.740 MHz (1.785 MHz up boost)
  • Chip TU117 / 12 nm
  • 4 GB de memória GDDR6
  • Interface de memória de 64 bits
  • Largura de banda de 96 GB/s
  • Interface PCI Express 3.0
  • TDP de 75 W

Geforce GTX 1630 tem a metade do poder da RX 6400

Nos testes realizados pela TechPowerUP, notamos que existe uma diferença considerável entre a baratinha da AMD e a nova placa de entrada da Nvidia. A placa da AMD em questão é a RX 6400, considerado pelos usuários de computadores como a placa mais fraca disponível para venda das atuais placas de vídeos no mercado.

Benchmark da Nvidia Geforce - Nvdia GeForce GTX 1630 é real, mas é inferior a RX 6400
Benchmark da nova plava Nvidia (Imagem/reprodução: TechPowerUp)

Mesmo que a placa ainda possa parecer interessante para os jogadores que pretendem adquirir uma placa de vídeo, é importante lembrar que a mesma não oferece suporte ao Ray Trancing, coisa que a placa RX 6400 pode oferecer, embora não seja uma boa ideia utilizar a tecnologia.

A nova placa chega a ser ainda mais fraca que a GT 1050Ti, que pode oferecer ainda mais performance que a nova placa de vídeo anunciada. Entretanto, ainda não temos um benchmark que compare as duas em desempenho para jogos e renderização de vídeos.

Não temos nenhuma outra informação sobre o lançamento oficial e preços da placa de vídeo la fora e aqui no Brasil. Mas, esperamos que a placa de vídeo seja uma opção bem mais econômica que as oferecidas no mercado atualmente.

Com informações: TechPowerUp GPU Database

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ