Protótipos de GPUs da NVIDIA com até quatro conectores de 16 pinos
Protótipos de placas de vídeo (GPUs) da NVIDIA, incluindo modelos para a RTX 5090 e RTX 4090, foram encontrados com até quatro conectores de 16 pinos, capazes de fornecer até 2400W de potência.
Protótipos da NVIDIA com alta capacidade de energia
A RTX 5090 é atualmente a placa de vídeo mais exigente em termos de energia, com TDP de até 575W e consumo de até 600W em alguns modelos. Entretanto, isso não se compara aos protótipos que a NVIDIA testou internamente. Imagens desses protótipos foram divulgadas no fórum Chiphell.
O fórum revelou diversos protótipos de placas de circuito impresso (PCBs) da NVIDIA. Um protótipo da AD102 “Ada Lovelace”, provavelmente usado para a série RTX 4090, conta com quatro conectores de 16 pinos e 45 fases de alimentação. Cada conector pode fornecer até 600W, totalizando 2400W para a placa.
Nenhuma variante com mais de dois conectores foi lançada, e os modelos com dois conectores limitaram-se a designs premium para overclock extremo (XOC). Vale lembrar que um único conector “12VHPWR” já causou problemas de derretimento, levantando preocupações sobre o que quatro conectores poderiam causar. Foram exibidos também um protótipo da GA102 “Ampere” com quatro conectores de 8 pinos, GA104 com três conectores de 8 pinos, GA107 com um conector de 8 pinos e protótipos das séries Turing “RTX 20” e Pascal “GTX 10”.
Leia também:
RTX 5090: Um protótipo com quatro conectores de 16 pinos
A NVIDIA também testou um protótipo da GPU GB202 (RTX 5090) com quatro conectores de 16 pinos. Embora modelos XOC com dois conectores de 16 pinos sejam esperados nos próximos meses, é improvável que vejamos modelos com três ou quatro conectores. As GPUs da série RTX 50 têm sido alvo de scalpers, o que dificulta a compra para jogadores.
É importante ressaltar que estes são apenas protótipos. Fabricantes de GPU como a NVIDIA trabalham com vários protótipos de PCB e sistemas de refrigeração para testes e avaliações. A empresa inclusive mostrou diversos protótipos de PCB e tecnologias de resfriamento para as GPUs RTX 40 e RTX 50 em um vídeo oficial sobre o design da Founders Edition.
Assim como ocorre com as placas de vídeo, os novos iPhones também passam por diversas etapas de protótipo antes de chegarem ao consumidor. Da mesma forma, a NVIDIA define as várias unidades de processamento gráfico (SKUs) antes de finalizar quais chegarão ao mercado, considerando custo, desempenho e eficiência.
Além disso, a NVIDIA está investindo em novas tecnologias, como o RTX Kit , que traz recursos inovadores de shaders neurais e demonstrações de geometria avançada. A empresa busca constantemente aprimorar seus produtos, visando oferecer as melhores soluções para os jogadores.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Wccftech