Mozilla tem começou a lançar Firefox 82 para usuários na área de trabalho. Esta atualização não vem com mudanças muito perceptíveis, mas acelera o navegador e inclui uma experiência imagem-em-imagem refinada que torna o recurso mais fácil de encontrar para novos usuários.
Em vez do botão azul, indefinido, imagem em imagem que aparecia ao lado dos vídeos antes, o Firefox agora mostra uma caixa cinza transparente no lado direito do vídeo na metade inferior que explica o que é o botão e o que ele faz. Depois que o usuário tiver a chance de ler o botão, ele será exibido como um botão circular com o ícone picture-in-picture. Mesmo quando reduzido a esta forma, o ícone é maior do que antes, tornando mais fácil entender o que ele faz.
Para usuários do Mac, a imagem em imagem pode ser ativada pressionando Option + Command + Shift + colchete direito. Este novo comando funciona até mesmo antes do vídeo começar, então você não precisa perder tempo esperando o vídeo carregar antes de alternar entre as guias. O Firefox no Windows agora usa DirectComposition para vídeo decodificado por hardware, o que melhora o uso de CPU e GPU enquanto assiste a vídeos e aumenta a vida útil da bateria.
Outra grande melhoria nesta atualização é a velocidade geral do Firefox. De acordo com as notas de lançamento da Mozilla, sites que usam um layout baseado em flexbox carregam 20% mais rápido do que antes, restaurar uma sessão é 17% mais rápido e abrir novas janelas do navegador no Windows é 10% mais rápido. O WebRender da Mozilla continuou a ser implementado para mais usuários do Windows, o que tornará a navegação ainda mais rápida para esse grupo de pessoas.
Os usuários existentes do Firefox no Windows e Mac devem ser atualizados automaticamente, enquanto os usuários do Linux precisarão esperar até que o mantenedor da distribuição envie os pacotes mais recentes. Novos usuários podem ir diretamente para o Site do Firefox e pegue o software mais recente.
Leia também: