Google atualizou sua política de pagamento para a Google Play Store na semana passada, para tornar obrigatório para os desenvolvedores o uso do próprio sistema de faturamento do Play para APIS e pagar ao Google uma taxa de 30% sobre as vendas. Embora essa regra também existisse antes, o Google nunca a aplicou estritamente, o que mudou na semana passada. Isso gerou um grande alvoroço na Índia, onde mais de 50 startups e empresas expressaram sua insatisfação com a taxa de 30%. Isso até gerou rumores de que o governo indiano estava trabalhando em uma loja de aplicativos local alternativa.
No entanto, após a reação negativa, o Google decidiu adiar a comissão de 30% sobre IAPs e venda de produtos digitais da Play Store na Índia até pelo menos abril de 2022. Para o resto do mundo, porém, as mudanças entrarão em vigor a partir de setembro 2021. Ao dar aos desenvolvedores de aplicativos indianos um período tão longo de tempo antes da transição, o Google quer ter certeza de que não os colocará sob qualquer estresse indevido. O tempo também pode ser utilizado por todas as partes envolvidas conversando entre si para encontrar uma solução para o problema.
Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, disse que a empresa “não está discutindo uma mudança no modelo em si, mas sinto que podemos nos envolver e ouvir discussões sobre faturamento, mas também sobre outros tópicos que gostariam de discutir. Podemos encontrar maneiras crescer juntos. ”
O executivo justifica a comissão do Google na venda de produtos digitais pela Play Store com a quantidade de serviços que oferece aos clientes se algo der errado ou se um aplicativo não funcionar corretamente. Esta é também a razão pela qual a comissão só se aplica à venda de bens digitais e não de bens físicos. O Google também organizará sessões de escuta com startups indianas para entender e aliviar suas preocupações sobre esta mudança de política e como eles podem trabalhar juntos para resolver os problemas.
Samat observou que a política afeta apenas cerca de 3% dos desenvolvedores globais no Google Play, com cerca de 98% deles já usando o sistema de faturamento da Play Store. No entanto, como a empresa recebeu muitas perguntas de desenvolvedores de todo o mundo, ela emitiu mais esclarecimentos sobre essa mudança.
Fonte: Economic Times