No início deste ano, o Google decidiu suspender temporariamente a capacidade de criar extensões de navegador pagas na Chrome Web Store. Embora temporária, não havia uma data definida para a reversão da medida e, ao que parece, não será. Google foi anunciado (Como manchado por 9to5Google) que a capacidade de publicar novos itens pagos na Chrome Web Store agora está desativada permanentemente a partir de ontem, 21 de setembro.
A proibição inicial foi posta em prática devido ao grande número de transações fraudulentas, mas esse raciocínio não foi mencionado em nenhum lugar do anúncio do Google. A empresa simplesmente diz que existem muitos outros métodos disponíveis para os desenvolvedores monetizarem suas extensões e que eles precisarão migrar para um deles se estiverem interessados em monetizar extensões.
O sistema de pagamento e licenciamento será encerrado gradualmente nos próximos meses. A partir de hoje, os desenvolvedores não podem criar novos itens pagos na Chrome Web Store, e as avaliações gratuitas de itens existentes serão desativadas em 1º de dezembro. Em 1º de fevereiro, todos os pagamentos serão desativados, mesmo para itens existentes.
No entanto, a API de licenciamento permanecerá ativa por mais algum tempo e, embora seja eventualmente encerrada, o Google ainda não forneceu uma data para isso acontecer. Enquanto isso, ele ainda pode ser usado para rastrear usuários com licenças ativas.