O Google está testando uma maneira para a página da nova guia no Chrome exibir cartões de anúncios de compras com base no histórico de pesquisa e nas preferências dos usuários. O recurso está atualmente oculto em um sinalizador chamado ‘NTP Shopping Tasks Module’ (avistado por Techdows) no Chrome Canary, que pode ser ativado em chrome: // flags. O sinalizador fornece aos usuários a capacidade de até mesmo ativar recomendações com base em dados falsos para fins de representação.
O cartão de compras permite que o Google forneça sugestões personalizadas diretamente na página nova guia, tornando mais fácil para os usuários acompanharem pesquisas recentes de produtos ou itens relacionados. A empresa também permite que os usuários acessem suas atividades e ajustem os dados recentes armazenados na página ‘Minha atividade’ clicando no ícone “i” no cartão. Embora o recurso ainda esteja em desenvolvimento, não será surpreendente se a empresa o tornar uma experiência opcional.
Clicar em qualquer um dos produtos no cartão redireciona os usuários a uma página de resultados de pesquisa para aquele produto com opções de varejo e preços, assim como na Pesquisa Google. A experiência dos usuários que preferem a personalização da nova guia por meio de extensões de terceiros pode variar. A empresa também está trabalhando para adicionar cartões de receita e conteúdo do Kaleidoscope, sinalizadores para os quais também estão presentes na seção de recursos experimentais no Chrome Canary.
A integração de recursos de compras na página da nova guia de um dos navegadores da web mais populares pode ajudar o Google a expandir ainda mais suas ofertas de pesquisa e mercado em seus serviços, tornando-os facilmente acessíveis e proeminentes. O recurso também pode ter como objetivo competir com o recente Loja do Facebook e Loja Instagram ofertas sendo introduzidas pelo gigante das redes sociais.