O Android Studio é o IDE mais popular quando se trata de desenvolvimento Android. O Google lança constantemente novas versões do software, corrigindo bugs e trazendo uma variedade de novos recursos para facilitar o desenvolvimento e implantação de aplicativos para desenvolvedores.
Agora, a empresa lançou uma grande atualização com o Android Studio 4.1, que agora está disponível como uma versão estável para aqueles que desejam colocar as mãos em um novo conjunto de recursos.
Com o Android Studio 4.1, o Google corrigiu 2.370 bugs e 275 problemas públicos presentes em compilações anteriores, e o foco desta versão é melhorar o desempenho e a confiabilidade. No final do projeto, há uma ênfase maior no Material Design com a caixa de diálogo “Novo Projeto” usando Componentes do Material Design (MDC) por padrão.
No front de desenvolvimento, a atualização inclui um Inspetor de banco de dados que mantém uma conexão ao vivo com o banco de dados do seu aplicativo, independentemente de ele usar a biblioteca Jetpack Room ou bancos de dados SQLite. Por meio dessa ferramenta, os desenvolvedores podem facilmente inspecionar, consultar e modificar o banco de dados do aplicativo, mesmo quando ele está em execução. Agora você também pode executar o Android Emulator diretamente no Android Studio, o que permite organizar melhor seu fluxo de trabalho.
O Google também tornou mais fácil navegar pelo código relacionado ao Dagger, uma vez que é uma biblioteca muito popular usada por uma ampla gama de pessoas para injeção de dependência. Para desenvolvedores que usam aprendizado de máquina em seus aplicativos, os modelos do TensorFlow Lite agora são mais fáceis de importar em aplicativos.
Leia também:
A empresa também lançou uma série de novos recursos no domínio “construir e testar”. O Android Emulator nesta versão mais recente apresenta dispositivos com dobradiças dobráveis para que você possa testar seu aplicativo neste formato. É mais fácil testar novas alterações em aplicativos com o recurso Aplicar alterações tornando-se mais rápido para dispositivos que executam o Android 11 e superior.
Os desenvolvedores agora podem exportar dependências nativas C / C ++ de arquivos nativos externos Android Archive (AAR) também. A capacidade de adicionar simbolização para relatórios de falhas de aplicativos também está presente para melhor legibilidade humana e análise em rastreamentos de pilha.
Na frente de otimização, existem três atualizações principais. Em primeiro lugar, a IU do System Trace foi renovada com recursos como seleção de caixa, guia de resumo e seção de exibição oferecida para aumentar a produtividade. Em segundo lugar, o Android Studio Profilers agora pode ser acessado em uma janela independente separada, permitindo que você se conecte a qualquer emulador Android ou dispositivo conectado. Por último, o Android Studio 4.1 vem com o Native Memory Profiler para fornecer mais informações sobre a alocação e desalocação de objetos, bem como o tamanho de heap do sistema.
Se você estiver interessado em baixar o Android Studio 4.1, vá para a página dedicada aqui.