Google lança um pacote de ferramentas para jornalistas

Avatar de Redação
14/10/2020 às 15:00 | Atualizado há 4 anos
O Google lança um pacote de ferramentas para jornalistas

O Google anunciou um novo pacote de ferramentas – Journalist Studio (Estúdio Jornalista) – para ajudar repórteres e jornalistas a trabalharem de forma mais eficiente usando recursos de tecnologia. O Journalist Studio faz parte da iniciativa Google News da empresa para trabalhar com a indústria de notícias na evolução do jornalismo na era digital.

A empresa apresentou hoje duas novas ferramentas como parte do pacote.

Pinpoint

Google lança um pacote de ferramentas para jornalistas 2

O Pinpoint ajuda os repórteres a examinar centenas de milhares de documentos rapidamente, identificando e organizando automaticamente as pessoas, organizações e locais mencionados com mais frequência.

A ferramenta ajuda os repórteres a usar a Pesquisa do Google e o Mapa de conhecimento, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e tecnologias de fala para texto para pesquisar PDFs digitalizados, imagens, anotações manuscritas, e-mails e arquivos de áudio. Ele permite que jornalistas carreguem e analisem documentos em sete idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, polonês, português e espanhol.

O Pinpoint foi usado pelo USA Today para seu relatório investigativo sobre 40.600 mortes relacionadas ao COVID-19 vinculadas a lares de idosos bem como pelo Washington Post por um artigo sobre a crise de opioides. O Pinpoint está disponível e os repórteres podem se inscrever para solicitar acesso (requer um endereço de e-mail do Gmail).

The Common Knowledge Project

Google lança um pacote de ferramentas para jornalistas 3

Lançado como uma versão beta, o The Common Knowledge Project permite que jornalistas explorem, visualizem e compartilhem dados sobre diversos problemas. É construído pelo Polygraph, uma premiada equipe de jornalismo visual apoiada pela Iniciativa Google News.

Ele ajuda os repórteres a criar seus próprios gráficos interativos de milhares de pontos de dados em minutos, bem como incorporá-los em histórias ou compartilhá-los nas redes sociais. Os dados vêm do Data Commons – atualmente, incluem dados dos EUA sobre questões como demografia, economia, habitação, educação e crime.

Fonte: Google

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ