O Google está tentando enfrentar os gigantes do comércio eletrônico Amazon e Alibaba com seu novo experimento que visa tornar o YouTube um destino de compras online. Um representante do YouTube confirmou o novo teste para a Bloomberg.
Citando fontes privadas dos planos do Google, o site de notícias informou hoje que alguns criadores de conteúdo na plataforma foram recentemente solicitados a marcar produtos que apareceram em seus vídeos. O Google então vinculará essas informações às suas ferramentas de análise e compras para desenvolver um catálogo de e-commerce onde os usuários podem selecionar e comprar produtos diretamente.
Os criadores terão total discrição sobre quais produtos aparecerão em seus clipes. O Google também está facilitando a venda direta por meio do YouTube, integrando essa plataforma ao site de comércio eletrônico Shopify. Não está claro, porém, como o YouTube ganhará dinheiro com os produtos vendidos no serviço. A Bloomberg observou que o YouTube está oferecendo assinaturas para criadores e cobrando um imposto de 30% de suas taxas de assinatura.
O novo experimento pode impulsionar o negócio de compras online do Google. Em maio do ano passado, o gigante das buscas estava testando mostrando recomendações de produtos junto com seus preços em vídeos do YouTube. Os links levariam os usuários a uma página do Google Express para finalização da compra. Dito isso, não há notícias de quando o Google lançará amplamente o novo recurso de compras no YouTube.
Fonte: Bloomberg