O Guia acessível do Freeview é um passo adiante para os espectadores com deficiência

Avatar de Redação
29/10/2020 às 06:15 | Atualizado há 4 anos
freeviews accessible tv guide is a step forward for viewers with disabilities

A partir de hoje, a Freeview está lançando um Guia de TV acessível em uma variedade de seus dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O guia foi elaborado para tornar o processo de navegação por canais para pessoas com necessidades de acessibilidade – como deficiência visual ou perda auditiva – muito mais fácil por meio do uso de navegação text-to-speech, alterações de design e programas de filtragem por aqueles com legendas, áudio descrições e intérpretes de linguagem de sinais.

No lançamento, o guia estará disponível em cerca de 50% dos dispositivos no Reino Unido, com o objetivo de ser implementado em mais nos próximos meses. A Freeview trabalhou com várias instituições de caridade para desenvolver esses recursos, incluindo o RNIB, Scope e o Centro de Acessibilidade Digital. A empresa também realizou testes na plataforma com um usuário especialista cadastrado cego para garantir que os recursos funcionem na prática.

Os detalhes granulares incluem um design de cores de alto contraste que é mais fácil de visualizar, emparelhado com texto ampliado. O layout do guia também foi alterado de um formato de grade para uma lista cronológica de programas e filmes em cada guia de canal. Os usuários poderão escolher entre a maioria dos canais incluídos no Freeview, com exceções, incluindo conteúdo adulto.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Freeview também está trabalhando em recomendações de conteúdo sob demanda, filtradas pelas necessidades de acessibilidade do usuário. No entanto, esse recurso específico não será lançado até em 2021.

Embora seja uma espera e tanto, a acessibilidade para conteúdo sob demanda tem sido uma luta por muito tempo com a televisão britânica. Um relatório do Ofcom de 2018 afirma que, embora a transmissão de televisão legalmente tradicional deva tornar uma porcentagem específica do conteúdo acessível para pessoas com problemas auditivos ou visuais, os mesmos padrões não se aplicam aos serviços sob demanda.

Consequentemente, isso significa que é muito mais difícil para os espectadores com deficiência transmitir ou assistir conteúdo sob demanda. O Radio Times investigou isso, descobrindo que uma grande porcentagem das plataformas de streaming não tinha legendas disponíveis em nenhum de seus programas – com exceção de empresas maiores como a Netflix.

Felizmente, esses números logo se tornarão uma coisa do passado. Ofcom afirmou que nos próximos anos, os serviços sob demanda devem oferecer legendas em 80% dos seus catálogos, descrições de áudio em 10% e interpretação em linguagem de sinais em 5%.

O lançamento do Guia de TV acessível Freeview também abrirá um precedente para outros serviços de TV pesquisarem como podem melhorar seus próprios recursos de navegação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro, o Freeview não é o primeiro serviço de TV a trabalhar com acessibilidade. A Sky lançou o BSLZone em novembro de 2019, que está hospedando (e continuamente adicionando) programas e filmes que apresentam intérpretes para a linguagem de sinais britânica – isso foi feito em parceria com o British Sign Language Broadcasting Trust.

Enquanto isso, a BT oferece aos usuários a opção de alternar o menu para um esquema de cores de alto contraste para facilitar a visualização, bem como aplicar zoom quando você estiver no menu principal e no guia. Roku também oferece um guia de áudio para navegar pela interface do usuário e menus.

Embora possa parecer que o Freeview está atrasado para o jogo, este é o primeiro serviço a trabalhar em uma solução dedicada para navegar por todo o guia de TV que considera vários fatores de acessibilidade. Também acelera o processo de procura de programas com legendas, áudio descrições e autógrafos.

Além disso, também é um serviço de TV não premium – o que significa que os recursos para pessoas com deficiência não estão bloqueados por uma assinatura cara. Assim que o guia for implementado em todos os dispositivos Freeview – e a inclusão de conteúdo sob demanda for adicionada – ele mudará muitas vidas em todo o país.

Você pode ver se sua TV ou caixa está qualificada para o Guia de TV acessível Freeview aqui. Você pode conferir nossas escolhas das melhores caixas de streaming de mídia e encontrar uma explicação sobre o Freeview Play aqui.

Guia acessível Freeview

Como acessar e navegar no Guia de TV acessível Freeview

Se o seu dispositivo for elegível para a nova atualização do guia da TV, você pode acessá-lo tocando em ‘555’ no controle remoto Freeview. Este é o botão com o entalhe ativado, localizado no centro do controle remoto, para ajudar usuários com deficiência visual.

Quando estiver no guia, você poderá alternar as configurações de acordo com a forma como deseja filtrar seus programas de TV no guia (como mostrar programas apenas com legendas) e poderá alterar a velocidade , tom e volume dos comandos de voz.

A Freeview lançará um vídeo de introdução ao guia no lançamento. No futuro, isso será incorporado ao guia para facilitar o acesso.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).