O mercado de smartphones tailandês teve uma ligeira queda no segundo trimestre de 2020. No segundo trimestre, o mercado de smartphones viu um total de 4,3 milhões de unidades sendo enviadas, o que representa um aumento de 21,2 por cento no trimestre, mas uma queda de 8,8 por cento no ano seguinte ano.
Geralmente, o segundo trimestre é conhecido por registrar um aumento nos embarques devido à temporada. No entanto, esse período foi prejudicado pela pandemia do Coronavirus, que fez com que vários governos induzissem bloqueios locais. Vários OEMs tiveram que se adaptar rapidamente à nova situação e se concentrar mais nos canais de distribuição online, além de executar várias campanhas promocionais.
Desde o surto, o estabelecimento físico e as lojas regulares foram fechadas. Os fabricantes de smartphones tiveram que adotar as plataformas online e aproveitar a mídia social para marketing junto com promoções e vendas. De acordo com relatório do IDC, o mercado de smartphones vai se recuperar. No entanto, o mercado da Tailândia enfrentará outro declínio no terceiro trimestre de 2020 devido à demanda sazonalmente baixa durante esse período, juntamente com outros fatores econômicos.
No entanto, espera-se que o quarto e último trimestre registre um aumento nas remessas à medida que os novos iPhones começarem a ser vendidos, especialmente considerando que a Apple está abrindo uma nova loja no país, que é a segunda na Tailândia. Isso também ajudaria a construir a presença da gigante sediada em Cupertino no mercado, ao mesmo tempo que faria com que as atividades de varejo voltassem aos níveis regulares.