O OnePlus 8T não usa Snapdragon 865+, aqui está o porquê

Atualizado há 4 anos
OnePlus 8T render

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Tornou-se uma tradição para a OnePlus lançar a variante T de seu telefone carro-chefe com o processador móvel mais poderoso da Qualcomm disponível. O que isso significa é que se você escolher um telefone da série OnePlus T, ele será equipado com o processador mais poderoso da Qualcomm disponível no ano em que foi lançado. No entanto, esse não será o caso do OnePlus 8T este ano, e temos certeza de que há pessoas se perguntando por quê. Na verdade, não estamos surpresos com essa decisão e explicaremos por quê.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma breve história da série OnePlus T

O primeiro smartphone OnePlus T foi o OnePlus 3T lançado em 2016. Naquele ano, havia dois principais processadores Snapdragon – o Snapdragon 820 que alimentava o OnePlus 3 e o Snapdragon 821 de maior freqüência que a OnePlus enviou com o OnePlus 3T.

No ano seguinte, a Qualcomm lançou apenas o Snapdragon 835, portanto, o OnePlus 5 e o OnePlus 5T tinham o mesmo poder de processamento, embora os dois dispositivos parecessem muito diferentes em relação ao design em comparação com o OnePlus 3 e OnePlus 3T.

Em 2018, havia também apenas um processador Snapdragon carro-chefe para telefones celulares – o Snapdragon 845. Isso significava que o OnePlus 6 e o ​​OnePlus 6T apresentavam o mesmo processador. No entanto, havia outras diferenças significativas entre os dois telefones.

No ano passado, a Qualcomm voltou a fazer dois chipsets principais. Houve o Snapdragon 855 que alimentou o OnePlus 7 e o OnePlus 7 Pro, enquanto o OnePlus 7T e o OnePlus 7T Pro foram lançados com o Snapdragon 855+ um pouco mais poderoso, entre outras atualizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

https://twitter.com/oneplus/status/1313826412751728640

Este ano, a Qualcomm também tem dois chipsets Snapdragon – o Snapdragon 865 e o Snapdragon 865 Plus. Quando este último lançado, esperávamos que fosse o chipset que alimentaria o OnePlus 8T, mas como você pode ver no tweet acima, o OnePlus confirmou que virá com o Snapdragon 865 menos poderoso.

Razões plausíveis por trás da decisão do OnePlus de usar o Snapdragon 865

Existem vários motivos que acreditamos serem responsáveis ​​por esta decisão e iremos analisá-los abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço – o Snapdragon 865 em si é caro e, como sabemos, ele aumentou o custo dos principais telefones Android este ano. O Snapdragon 865 Plus definitivamente custa mais, o que se traduzirá em um telefone ainda mais caro. Este ano foi difícil para praticamente todos, incluindo empresas de telefonia; e com as pessoas cortando despesas, um telefone que custa menos e oferece valor é o que eles vão optar.

Baixa taxa de adoção do Snapdragon 865+ em toda a linha – Como vimos, o Snapdragon 865+ tem uma taxa de adoção menor em comparação com o Snapdragon 855+ do ano passado, que impulsionou uma grande porcentagem dos carros-chefe anunciados na segunda metade do ano. Do Black Shark 3S ao Nubia Red Magic 5S ao Mi 10 Ultra, todos esses telefones são alimentados pelo Snapdragon 865, embora tenham sido anunciados após o lançamento do Snapdragon 865+. Esses fabricantes decidiram oferecer mais do que apenas um ligeiro aumento no desempenho. Portanto, não é surpreendente que OnePlus tenha decidido seguir o mesmo caminho.

Nenhuma diferença significativa no desempenho – a diferença no desempenho entre os dois chipsets não é muito e os resultados de benchmark mostraram que alguns fabricantes podem otimizar melhor o Snapdragon 865 mais do que outros. Conforme mostrado abaixo, o Black Shark 3S que é alimentado pelo Snapdragon 865 tem uma pontuação AnTuTu mais alta do que o Lenovo Legion Pro, que apresenta o processador Snapdragon 865 Plus mais poderoso.

Para o 3DMark que se concentra na GPU, o ROG Phone 3 com Snapdragon 865 Plus e o Lenovo Legion Pro saem no topo com as pontuações gerais mais altas, mas o Black Shark 3S e o Red Magic 5S não ficam muito atrás.

A Qualcomm diz que o Snapdragon 865 Plus traz um aumento de 10% no desempenho da CPU e GPU em relação ao Snapdragon 865. Com base nos resultados de benchmark acima, há apenas um aumento de 2% no desempenho da CPU (ROG Phone 3 vs Black Shark 3S), enquanto para o GPU, 3DMark mostra que o aumento de desempenho (ROG Phone 3 vs Black Shark 3S) é de cerca de 6,28%.

A história não é muito diferente para o Snapdragon 855 e o Snapdragon 855 Plus do ano passado. A Autoridade Android informou que o último ofereceu um aumento de 4,5% no desempenho de um único núcleo, enquanto o desempenho de vários núcleos foi um aumento de apenas 0,5%. Onde o Snapdragon 865+ realmente brilhou foi no desempenho da GPU, que aumentou em até 15%.

Essa pequena diferença no desempenho pode ser uma das razões pelas quais menos fabricantes optaram pelo Snapdragon 865 Plus este ano. Não ficaremos surpresos se o Snapdragon 875 do próximo ano não receber uma variante Plus para o segundo semestre de 2021.

O posicionamento do OnePlus 8T do OnePlus – o principal motivo por trás da decisão de escolher o Snapdragon 865 em vez de sua variante “Plus” é provavelmente devido à posição do OnePlus 8T na linha do fabricante. De acordo com a OnePlus, ela não está lançando um OnePlus 8T Pro porque o OnePlus 8 Pro não tem espaço para atualização. Se fosse enviar o 8T com um processador Snapdragon 865 Plus, ele colocaria o telefone à frente do OnePlus 8 Pro em termos de desempenho. Não podemos esquecer que o OnePlus 8T já tem uma vantagem em termos de carregamento rápido (Warp Charge 65). O OnePlus claramente deseja que o OnePlus 8T fique entre o OnePlus 8 e o Oneplus 8 Pro e uma das maneiras de fazer isso é não enviá-lo com um processador mais poderoso.

A ausência do processador Snapdragon 865 Plus faz com que não valha a pena comprar o OnePlus 8T?

A resposta mais curta é não. O OnePlus 8T com seu processador Snapdragon 865 vai lidar com qualquer coisa que você jogar nele. Afinal, é um chipset carro-chefe e o mesmo que alimenta a maioria dos telefones premium anunciados este ano.

Renderização OnePlus 8T

Além do processador, o próximo telefone traz um punhado de atualizações em comparação com o OnePlus 8. O OnePlus 8T vem com carregamento rápido de 65 W, o mais rápido em um dispositivo OnePlus; uma taxa de atualização mais alta; uma bateria maior e mais câmeras, incluindo uma nova câmera selfie ultra-grande angular.

Portanto, o OnePlus 8T definitivamente vale a pena comprar se você planeja atualizar seu smartphone este ano. Se é a melhor opção disponível, essa é uma conversa totalmente diferente e que visitaremos após o lançamento.

Enquanto isso, você pode ler tudo o que sabemos sobre o OnePlus 8T neste artigo de resumo de boatos.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).