O software de videoconferência Zoom está entre os maiores beneficiários da pandemia do coronavírus, atingindo mais de 300 milhões de participantes diários em seu pico. Mas o Microsoft Teams também foi beneficiado.
Leiam também:
- Como compartilhar sua tela no Microsoft Teams
- 4 maneiras de usar o Microsoft Office gratuitamente
- Zoom vs Microsoft Teams: qual o melhor para você?
Embora os 75 milhões do Microsoft Teams pareçam modestos em comparação, um aumento de 70% em números de usuários pagos, é algo impressionante até mesmo para a gigante Microsoft.
O custo é justificado por muitas funcionalidades extras, o que pode ter deixado você tentado a experimentar o Teams. Está curioso? Vejam tudo a respeito do Microsoft Teams abaixo.
O que é o Microsoft Teams?
O Microsoft Teams é o software de comunicação e colaboração da Microsoft. Ele cobre mensagens, chamadas, reuniões e colaboração em tempo real, enquanto você também pode compartilhar arquivos e conectar aplicativos externos.
No entanto, apesar de inicialmente ser reservado para usuários corporativos, a mudança de marca do Office 365 para Microsoft 365 em abril de 2020 viu o Teams assumir um foco mais no consumidor. Agora, está sendo apresentado como um serviço que pode ajudar qualquer pessoa a se manter produtiva, independentemente de trabalhar dentro de uma estrutura de equipe definida.
Posso usar o Microsoft Teams para uso pessoal?
Com certeza, e a Microsoft está incentivando as pessoas a fazê-lo. Para aproveitar ao máximo, você precisará configurar algo chamado Equipes para a vida pessoal. Vários elementos da experiência do usuário são ajustados para promover o bate-papo com amigos e familiares ao invés de realizar o trabalho. Veja como configurá-lo:
- Baixe o Teams do site da Microsoft
- Abra o aplicativo, onde será solicitado que você entre com sua conta da Microsoft
- Certifique-se de entrar com seus dados de login pessoais, em vez do e-mail de trabalho que você já usa para o Teams
- Siga as próximas etapas, que podem incluir autenticação de dois fatores e a opção de sincronizar contatos, antes de confirmar
É isso aí! As equipes agora serão otimizadas para uso pessoal. Muitas das mudanças cosméticas para uso pessoal ainda estão em fase de pré-visualização, mas ainda será uma plataforma de comunicação totalmente funcional aqui e agora.
O Microsoft Teams é gratuito?
Infelizmente não. Para obter acesso total ao Microsoft Teams, você precisará pagar pelo Microsoft 365, o serviço de assinatura centrado na produtividade da empresa.
Planos começam com R$ 239 por ano, o que também dá acesso a toda a gama de aplicativos do Microsoft Office e armazenamento OneDrive. Ele também garante atualizações regulares de software, para que você sempre tenha os recursos mais recentes.
No entanto, o Teams não é totalmente exclusivo para assinantes. Você ainda pode participar de reuniões (ou chamadas) sem uma conta, desde que o organizador seja um assinante pago.
Em quais plataformas o Microsoft Teams está disponível?
O Microsoft Teams está disponível em todas as plataformas principais, embora a experiência pareça um pouco diferente dependendo do dispositivo em que você o estiver usando.
É compatível com todas as versões do Windows desde o Windows 8.1 de 2013, bem como qualquer dispositivo executando macOS El Capitan (2015) ou posterior.
Também existe uma versão para Android e iOS, embora esta seja mais voltada para mensagens instantâneas e chamadas de vídeo.
Quais são os novos recursos do Microsoft Teams?
Novos recursos estão sendo adicionados ao Teams o tempo todo, à medida que continua sua expansão para os mercados de consumo.
Anunciado no final de agosto de 2020, o ‘Spotlight’ permite que um apresentador controle a visualização que todos os participantes podem ver, garantindo que eles não se distraiam. O recurso está definido para ser lançado nos “próximos meses”, juntamente com as restrições geográficas removidas para gravações e fusão de chamadas. O último significa que várias chamadas do Teams podem ser mescladas em um único grupo ou conversa um-a-um.
Uma atualização recente também adicionou o ‘Modo Juntos’, que visa simular um ambiente de reunião física durante chamadas de vídeo em grupo. Ativar este modo significa que a exibição normal de blocos dos participantes será organizada de forma inteligente como se vocês estivessem todos na mesma sala, com o objetivo de diminuir o atrito das reuniões online.
Os participantes poderão até mesmo dar high five ou “bater no ombro” de outros participantes. Como relata o The Verge, isso foi estendido para incluir cafeterias e salas de descanso, além de permitir que você personalize seus próprios layouts. Tudo isso faz parte de tornar a experiência de reunião virtual o mais convincente possível.
Na mesma atualização, a Microsoft lançou um recurso conhecido como Dynamic View. Isso significa que as equipes agora ajustarão o conteúdo exibido na tela de acordo com o que for mais relevante. Por exemplo, uma reunião agora poderá exibir conteúdo compartilhado próximo a feeds de vídeo de membros específicos da equipe.
O aplicativo Lists, anunciado no Microsoft Build em maio de 2020, agora está disponível. O aplicativo permite que você crie suas próprias listas, além de desenhar em uma biblioteca de modelos e integrá-los ao Microsoft Excel. Para começar, basta clicar no ícone + na parte superior de qualquer canal e pesquisar por ‘Listas’.
Agora você também pode adicionar filtros ao seu próprio feed de vídeo, bem como reagir com emojis diretamente em uma chamada. Veja mais informações no postagem oficial do blog da Microsoft.
Anteriormente, a Microsoft adicionou a capacidade de personalizar seu plano de fundo quando em chamadas regulares, como é o caso do Zoom.
Volte aqui para obter mais atualizações à medida que ouvirmos sobre os novos recursos que chegam ao Teams.