O evento de hardware da Microsoft em outubro de 2019 foi cheio de surpresas. O Surface Pro 7 e o Surface Laptop 3 se juntaram ao Surface Pro X, um dispositivo totalmente novo com processador da própria empresa.
No entanto, sem dúvida os novos produtos mais interessantes foram o Surface Duo e o Surface Neo, dois dispositivos dobráveis de tela dupla. Enquanto o Duo roda o Android, o Neo virá com uma versão modificada do Windows conhecida como Windows 10X.
Ouvimos muito pouco sobre este novo sistema operacional até fevereiro de 2020, quando a Microsoft revelou muito mais sobre como ele poderia funcionar neste novo formato. Crucialmente, isso incluiu como ele oferecerá suporte a aplicativos mais antigos chamados de ‘Win32’.
O que é o Windows 10X?
É uma nova versão do Windows projetada especificamente para dispositivos de tela dupla, embora também funcione em telas únicas.
Não é o Windows 10, embora pareça – e pareça – uma nova versão desse sistema operacional.
É confuso porque o Windows 10 já oferece suporte a telas duplas, mas como você verá, o Windows 10 não é realmente adequado para o tipo de dispositivos portáteis de tela pequena de que estamos falando aqui. Eles são a próxima geração de PCs móveis, projetados para serem usados junto com o seu desktop existente.
Data de lançamento do Windows 10X
Inicialmente, esperava-se que o Windows 10X fosse lançado no Surface Neo da Microsoft no final de 2020, antes de chegar aos fabricantes de terceiros logo depois.
No entanto, um post de blog oficial anunciou uma mudança de estratégia, com o Windows 10X chegando aos dispositivos de tela única primeiro. Isso parecia destinado a empurrar o Neo e outros dispositivos de volta para 2021, embora pudéssemos esperar ainda mais.
ZDNet relata que a Microsoft está planejando começar a lançar o Windows 10 na primavera de 2021, antes de fazer sua mudança para dispositivos de tela dupla um ano depois. Mais de três meses depois, a janela de lançamento “ainda parece provável”, de acordo com Zac Bowden do Windows Central:
For those asking, Windows 10X is on track to RTM in December. Spring 2021 release still looking likely. Not sure if MS is planning to do any external 10X testing. If they are, I suspect they're waiting for the RTM build first.
— Zac Bowden (@zacbowden) October 21, 2020
Nesse cenário, RTM significa “liberação para fabricação”. É quando a compilação final do software é disponibilizada aos fabricantes para inclusão em seus dispositivos. Quase sempre há alguns meses entre esta data e o lançamento do primeiro hardware que o executa.
Dispositivos Windows 10X
Há o Surface Neo para um, mas a Microsoft também anunciou que Asus, Dell, HP e Lenovo estariam produzindo hardware que rodará o Windows 10X e será lançado no ‘outono de 2020’.
Nem todos serão clones: haverá uma variedade de tamanhos e especificações. Já demos uma boa olhada no ThinkPad X1 Fold da Lenovo, mas ele estava executando o Windows 10 Pro e, portanto, não tinha a usabilidade que o Windows 10X trará para o dispositivo quando estiver disponível em cerca de oito meses.
A Lenovo tem várias imagens de maquete (como a acima) que demonstram o que deve ser possível com o novo sistema operacional.
O que há de novo no Windows 10X?
Uma nova interface de usuário
O Surface Neo é um desses novos dispositivos. Ele tem duas telas de 9 polegadas, então é um pouco como dois tablets unidos por uma dobradiça. Exceto que é muito mais do que isso.
Junto com uma caneta, você pode usar um teclado magnético com o Neo. Ele pode ficar no topo de uma das telas, deixando uma faixa que é cerca de um quarto da tela visível. A Microsoft chama isso de Barra de Maravilha, pois pode mostrar uma mini versão de um aplicativo, um painel de emoji, além de reservar uma área que pode ser usada como trackpad para controlar o ponteiro do mouse.
Quando ambas as telas estão visíveis, você pode optar por executar um aplicativo diferente em cada uma (um navegador da web e Word, digamos) ou fazer um único aplicativo se espalhar pelas duas telas de uma forma inteligente que não seja apenas zoom para preencher o espaço.
Gire-o da paisagem para o retrato, vire-o para o modo tenda para uso na mesa (onde a dobradiça está no topo e você pode ver apenas uma tela ou conectar o teclado e os aplicativos irão se reorganizar automaticamente para se adequar, e a interface se ajusta para o toque – ou entrada de teclado / caneta.
Um novo menu Iniciar
O Windows 10X também tem um novo menu Iniciar que se parece um pouco com uma página inicial de mecanismo de pesquisa: uma barra de pesquisa na parte superior, links para aplicativos abaixo e seus documentos acessados recentemente e páginas da web abaixo dela. Aqui, ele está esticado nas duas telas do Lenovo ThinkPad X1 Fold:
Cinco ‘posturas’ diferentes
Como você pode imaginar, os desenvolvedores precisam otimizar seus aplicativos para que funcionem bem no Windows 10X, e esse é um dos principais motivos pelos quais a Microsoft estava tão ansiosa para exibir o Neo 12 meses antes de seu lançamento.
Os dispositivos Windows 10X podem ser usados em cinco modos diferentes, portanto, os aplicativos precisam funcionar independentemente de qual o usuário escolheu:
Em 11 de fevereiro de 2020, os desenvolvedores tiveram acesso a um emulador do Windows 10X para que pudessem ver como seus aplicativos se comportariam no sistema operacional e otimizá-los sem ter um dispositivo 10X real em suas mãos.
O anúncio do kit de desenvolvimento também destaca que o novo navegador Edge – baseado na mesma plataforma Chromium do Chrome do Google – será parte integrante do Windows 10X e foi construído com suporte a tela dupla em mente.
Todos os itens acima explicam porque uma nova versão diferente do Windows é necessária e porque o Windows 10X não será uma atualização para usuários do Windows 10.
Você deve saber que já existem muitas versões diferentes do Windows 10: ele roda em laptops, PCs, tablets (como o Surface Pro 7), o Xbox One, dispositivos de Internet das Coisas e os fones de ouvido Hololens.
No entanto, embora todos eles compartilhem algum código entre eles (conhecido como One Core), existe um novo sistema operacional simplificado no qual o Windows 10X é construído.
Embora a Microsoft não tenha dito isso oficialmente, ele se chama Windows Core OS, e ainda há muito que se desconhece sobre ele.
Você precisa de antivírus no Windows 10X?
Não, e essa é uma das grandes coisas a seu favor. O sistema operacional é ‘somente leitura’ para os aplicativos, o que significa que nenhum malware pode causar estragos nos arquivos do sistema.
Se isso parece familiar, é porque é assim que o Windows 10S funcionava. Mas ninguém gostou porque você só pode executar aplicativos instalados da Microsoft Store. E não havia muito o que escolher.
O Windows 10X faz as coisas de maneira diferente porque permite que você instale aplicativos ‘confiáveis’ – usando código assinado e aplicativos com boa reputação – de qualquer fonte, incluindo um navegador da web, um pendrive ou qualquer outra coisa.
O Windows 10X pode executar aplicativos do Windows mais antigos?
Sim. Ao contrário do Windows 10 S – e também do mais recente Surface Pro X, que usa um processador baseado em ARM – os dispositivos que executam o Windows 10X terão um processador Intel e usarão um ‘contêiner’ para executar programas herdados do Windows.
Um contêiner é um pouco como uma área cercada (ou sandbox) onde os aplicativos só têm acesso aos recursos que o usuário concedeu e, como mencionado, nenhum acesso de gravação ao sistema operacional.
Aplicativos Win32 – basicamente todos os aplicativos que não são da Microsoft Store ou um aplicativo executado inteiramente em um navegador da web (como o Gmail) – são executados em um sistema operacional “convidado”, com acesso às telas, teclado e mouse por meio de um protocolo de desktop remoto de alto desempenho.
Em termos mais simples, isso significa que os aplicativos mais antigos não têm suporte nativo e precisam ser executados em um sistema operacional virtual ‘Windows antigo’. E se você já usou a ferramenta de área de trabalho remota integrada do Windows para controlar um computador de outro, é basicamente assim que você acessará os aplicativos Win32 em um dispositivo que executa o Windows 10X.
Esperemos que esse método não faça com que eles sejam executados muito lentamente.
Existem alguns motivos pelos quais os aplicativos Win32 não podem ser executados nativamente. Primeiro, porque o Windows Core OS não oferece suporte para eles e, segundo, porque eles não são necessariamente desenvolvidos para serem eficientes com a energia da bateria. Dispositivos móveis de tela dupla, como o Neo, são muito finos, o que não deixa muito espaço para uma bateria enorme.
Isso significa que executar muitos aplicativos Win32 virtualizados pode esgotar a bateria mais rápido …
As atualizações levarão 90 segundos
Ao contrário do Windows 10, o Windows 10X funcionará mais como Android e Chrome OS (o sistema operacional em Chromebooks). Isso permite que ele baixe e instale atualizações de recursos em menos de 90 segundos, diz a Microsoft.
Esse tipo de período de tempo está muito mais de acordo com o que todos esperam dos dispositivos móveis modernos.
Embora quase não haja chance de ele ser o primeiro hardware executando o Windows 10X, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Surface Neo.