Filtros e retoque de rosto para fotos tiradas com a câmera selfie se tornou um recurso comum em quase todos os smartphones hoje em dia, com o filtro sendo ativado por padrão (Samsung que o diga). Esses filtros removem todas as manchas de seu rosto nas selfies que você tirar, estabelecendo assim um padrão de beleza que não existe.
De acordo com a pesquisa do Google, esses filtros podem ter um impacto negativo no bem-estar mental de uma pessoa ao estabelecer um padrão de beleza irreal com o qual a pessoa acabará se comparando.
Tendo isso em mente, o Google criou “diretrizes centradas nas pessoas” que informarão e respeitarão a escolha de alguém com relação ao retoque facial e à transparência. As diretrizes sugerem que o retoque facial deve ser desativado por padrão e, quando ativado, deve ser claramente mencionado ao usuário. O Google também evitou usar palavras do modo “beleza” para retoques faciais, pois deseja que o filtro seja neutro em termos de valor.
Colocando seus próprios princípios em prática, o Google fará essas alterações no aplicativo Câmera do Pixel 4a, Pixel 4a (5G) e do Pixel 5. A opção de retoque facial estará desativada em todos esses telefones, com uma atualização futura mudando os ícones e a linguagem devem ser neutros em termos de valor e descritivos. Mesmo quando um usuário decide usar o filtro de retoque facial, o Google fornece mais informações sobre como o filtro funcionará e como ajustará a textura da pele, o tom sob os olhos e o brilho dos olhos. Os usuários também terão a opção de aplicar um efeito sutil ou de alto nível de suavização da pele em seus selfies.
Leia também:
Muitos outros smartphones, principalmente de OEMs chineses, acabam aplicando um certo grau de suavização de pele em selfies, mesmo quando o filtro está completamente desligado. Só podemos esperar que esses OEMs acabem seguindo os princípios do Google para o bem-estar mental de seus usuários.