Oficial: WhatsApp agora faz pagamento e recebimento de dinheiro (Brasil é o primeiro)

Veja como funciona o pagamento via WhatsApp e como se cadastrar para começar a enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo.
Atualizado há 5 anos
Oficial: WhatsApp agora faz pagamento e recebimento de dinheiro (Brasil é o primeiro) 1

Outros destaques

headset
Xiaomi HyperOS
Álbuns
Big Bad He-Man
OpenAI

Rumores envolvendo pagamento via WhatsApp já são antigos, mas hoje, Mark Zuckerberg surpreendeu ao anunciar que a plataforma de comunicação começou a liberar uma nova função para transações financeiras e, por enquanto, com exclusividade no Brasil. Tudo será feito por meio do cadastramento de um cartão de débito, chamado de “Facebook Pay” e usuários poderão pagar ou receber valores por meio de várias bandeiras e bancos. A função será gradualmente liberada para os usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a nova função, os usuários poderão com poucos toques realizar transações feitas com contas comerciais (conta jurídica) ou mesmo fazer transferências simples para familiares, ou amigos (conta física). Tudo será feito pelo próprio chat. Ao mesmo tempo que a função chega, a preocupação com golpes irá aumentar.

Como vai funcionar o pagamento via WhatsApp?

Como dissemos, a função será bem fácil de usar. Ela ficará dentro do botão de enviar (clipe de papel), o mesmo onde se envia documentos, fotos, localização e etc e terá o nome “Pagamento”. Abaixo um vídeo já em português mostrando como irá funcionar. A segurança se baseará em um PIN de 6 digitos ou usar o sistema de biometria do celular.

Quais cartões funcionam com o WhatsApp pagamentos?

O novidade chega respaldada por diversos parceiros. Segundo o WhatsApp, o app irá aceitar de início cartões de débito e crédito com bandeira Visa, Mastercard, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Os pagamentos serão processados pela Cielo e pessoas físicas não pagarão taxas, enquanto empresas terão uma taxa de processamento para receber de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, pessoas físicas só poderão usar cartão de débito além de contar com algumas limitações: haverá um limite de R$ 1 mil por transação, sendo possível fazer até 20 no dia, mas a somatoria não poderá passar de R$ 5 mil.

Já contas comerciais, poderão usar crédito também. Porém, para usufruir os benefícios do uso do cartão, será necessária uma conta da Cielo usando o Facebook Pay.

Como configurar o pagamento via WhatsApp – pessoa fisíca

O próprio WhatsApp preparou um vídeo ensinando como pessoas fisicas irão cadastrar suas contas para realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo app.

https://www.youtube.com/watch?v=NUCNUWxnhng&feature=emb_title

Primeiro o usuário terá que enviar algum valor para outra pessoa para comprovar a existência do cartão. Feito isso, você deverá criar um PIN de seis números, além de colocar nome e CPF. Na sequência, será solicitado que você coloque os dados bancários (seu cartão de débito ou crédito), seguido de uma confirmação de cadastro que pode ser enviada via SMS ou notificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como configura o pagamento e recebimento do WhatsApp – pessoa jurídica

Já contas comerciais, o procedimento será outros, conforme visto no vídeo abaixo.

Via WhatsApp

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.