OnePlus 13 comprova que a Samsung está perdendo tempo

Descubra como o OnePlus 13 impacta o mercado e a posição da Samsung.
Atualizado há 4 horas
OnePlus 13 vs Galaxy S25

Outros destaques

Configurar novo smartwatch
AirTag 4-Pack da Apple
Cantos afiados do Galaxy S24 Ultra
Fone Huawei FreeBuds SE 3
Galaxy A da Samsung

Estamos quase no fim de fevereiro de 2025 e já acompanhamos dois dos maiores lançamentos de smartphones do ano. A OnePlus começou em janeiro com o OnePlus 13, e no início deste mês, a série Samsung Galaxy S25 estreou. Embora ambos tenham recebido críticas positivas, os lançamentos não poderiam ter sido mais diferentes. O OnePlus 13 representa uma melhoria significativa em relação ao OnePlus 12, oferecendo mudanças internas e externas impactantes, tornando-o uma atualização anual completa e impressionante. Enquanto isso, a série Samsung Galaxy S25 é uma atualização branda em relação ao S24.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso não quer dizer que os telefones Galaxy S25 da Samsung sejam ruins (eles não são), e a estratégia da Samsung de mudanças discretas ano após ano não é novidade. Mas, considerando o quão bom é o OnePlus 13 e o quão conservadora é a série Galaxy S25, nunca foi tão evidente que a Samsung está acomodada.

O que esperar do OnePlus 13

O OnePlus 12 do ano passado foi ótimo. Foi uma atualização sólida em relação ao OnePlus 11 e deu à OnePlus uma base sólida para trabalhar no OnePlus 13. O OnePlus 13 não é um telefone radicalmente diferente do OnePlus 12, mas há pequenas, porém significativas, mudanças que o fazem parecer um novo dispositivo.

Para muitos, tudo começa com o design. O hardware do OnePlus 12 era robusto, apresentando uma linda cor verde “Flowy Emerald” e um design de câmera distinto. O OnePlus 13 tem a mesma base do OnePlus 12, mas é amplamente aprimorado em todos os sentidos. A cor “Midnight Blue” deste ano é uma das favoritas, contrastando maravilhosamente com o design branco da câmera e detalhes prateados, criando um dos telefones mais bonitos já vistos. Muitos também apreciam o acabamento em couro vegano, que é aderente e imune a impressões digitais.

A OnePlus também ouviu o feedback de fãs e críticos e substituiu a tela drasticamente curva do OnePlus 12 por uma muito mais plana no OnePlus 13. Combinado com a estrutura plana, torna o OnePlus 13 tão funcional quanto bonito. A empresa poderia facilmente ter mantido o design do OnePlus 12 por mais um ano, mas não o fez, e o OnePlus 13 é melhor por isso.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra melhoria de hardware que você não pode ver, mas que é indiscutivelmente mais importante, são as classificações IP68 e IP69 do OnePlus 13 — uma atualização considerável em relação à proteção IP65 do OnePlus 12. A OnePlus há muito tempo economiza nas certificações IP para seus telefones, seja renunciando a elas completamente ou entregando menos abrangentes do que a concorrência. A OnePlus é agora líder no espaço, oferecendo um dos únicos telefones com certificação IP69 disponíveis atualmente.

Mas não é apenas o design/hardware que a OnePlus acertou. O OnePlus 13 tem câmeras ultra-amplas e telefoto totalmente novas em comparação com o OnePlus 12; a bateria é significativamente maior, o novo chip Snapdragon 8 Elite é excelente e o OxygenOS 15 da OnePlus é uma grande melhoria em comparação com as versões anteriores do software — tanto que o OxygenOS se tornou a interface Android favorita. O sensor de impressão digital também é melhor, passando de um sensor óptico antigo para um ultrassônico mais novo (e mais rápido).

Essas atualizações podem não parecer muito por si só, mas, na prática, todas se unem de uma forma realmente especial. O OnePlus 12 foi um ótimo telefone, mas o OnePlus 13 é notável — e grande parte disso se deve às mudanças anuais significativas e bem executadas do OnePlus 12.

A falta de ousadia no Galaxy S25

Não é novidade para ninguém que o OnePlus 13 é fantástico. No entanto, agora que vimos a série Galaxy S25 da Samsung e sua notável semelhança com a linha Galaxy S24, isso faz com que o OnePlus 13 se destaque ainda mais. E, simultaneamente, também mostra o quão dolorosamente segura a Samsung jogou suas cartas este ano.

Começa com o Galaxy S25 Ultra. O principal carro-chefe da Samsung é um telefone objetivamente ótimo e, isoladamente, você poderia até dizer que é quase perfeito. Mas o Galaxy S24 Ultra também era um ótimo telefone e, lado a lado, é quase impossível dizer o que há de novo. Sério — olhe para a imagem acima. Um deles é o Galaxy S25 Ultra e o outro é o Galaxy S24 Ultra. Você consegue dizer qual é qual?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da estética obsoleta, outras mudanças são poucas e raras. As especificações de bateria e carregamento do S25 Ultra são idênticas às do S24 Ultra. A tela é um pouco maior, mas, fora isso, não foi alterada. A configuração da câmera é praticamente a mesma, exceto por uma nova câmera ultra-ampla de 50MP. A Samsung até tomou a decisão intrigante de rebaixar a S Pen, removendo a funcionalidade Bluetooth remota que ela tinha desde o Galaxy Note 9 de 2018.

O Galaxy S25 e o Galaxy S25 Plus estão em uma situação semelhante. Os designs? Os mesmos. Telas? Idênticas. Câmeras? Inalteradas. Capacidade da bateria e velocidades de carregamento? Os mesmos. Todos os telefones Galaxy S25 têm o novo chip Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, alguns novos recursos de IA e… bem, é quase isso. Há um argumento a ser feito de que a Samsung não precisa mudar tanto com seus telefones todos os anos porque normalmente começa em um ponto mais alto do que a OnePlus. Isso pode ter sido verdade há alguns anos, mas dificilmente tem algum peso hoje.

Para smartphones de R$800 e R$1.000, respectivamente, é indesculpável que o hardware da câmera do Galaxy S25 e do S25 Plus não tenha sido alterado em relação à série Galaxy S22. É igualmente desconcertante que o Galaxy S25 tenha as mesmas especificações de bateria e carregamento do Galaxy S20, de cinco anos atrás.

Não estamos pedindo à Samsung para reinventar a roda todos os anos, e não achamos que ninguém mais esteja. Mas também não é como se a série Galaxy S fosse perfeita e livre de quaisquer atualizações necessárias nos últimos anos.

O futuro da Samsung no mercado de telefonia

A conclusão infeliz deste argumento é que não achamos que haja uma. Todos podemos concordar que o OnePlus 13 é uma atualização fenomenal em relação ao OnePlus 12 e um dos melhores telefones Android que você pode comprar. Podemos também concordar que a série Galaxy S25 é uma sucessora monótona e entediante da linha Galaxy S24. No entanto, a menos que algo drástico aconteça, é difícil imaginar a Samsung mudando seus métodos tão cedo.

A Samsung tem uma força dominante no mercado de smartphones dos EUA. Seus telefones estão em todas as lojas de operadoras, o reconhecimento de sua marca é um dos mais altos e tem números de vendas correspondentes para inicializar. Você e a gente sabemos que o OnePlus 13 envergonha o Galaxy S25. Mas, a menos que isso comece a corroer os resultados financeiros da Samsung — o que quase certamente não acontecerá —, a Samsung tem poucos motivos para gastar uma grande quantidade de dinheiro e talento em P&D em novos designs, tecnologia de bateria, etc., se puder continuar navegando com as atualizações mínimas a cada ano. Como transformei minha experiência com o Samsung Galaxy S25?

Queremos ver a Samsung novamente como a força motriz da inovação em smartphones que repetidamente nos mostrou que pode ser. A Samsung é capaz de fazer telefones muito melhores e mais interessantes do que o Galaxy S25 e, seja por causa do OnePlus 13 ou de outra coisa, esperamos que ela comece a fazê-lo em breve. Talvez o lançamento de um Samsung Galaxy A06 5G com preço acessível seja um primeiro passo.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.