A OpenAI o3-mini lançamento é o novo modelo de raciocínio da OpenAI, mais econômico e disponível para ChatGPT e a API OpenAI. Anunciado em dezembro, seu lançamento ocorre num momento em que a OpenAI busca se manter competitiva.
OpenAI o3-mini lançamento: Modelo de raciocínio eficiente
Segundo a OpenAI, o o3-mini “avança os limites” do que é possível com modelos menores e mais eficientes. Ele foi projetado para capacidades em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mostrando-se particularmente forte em ciência, matemática e codificação. Uma característica interessante é sua capacidade de busca, encontrando respostas atualizadas com links para fontes web relevantes.
O o3-mini é o primeiro modelo de raciocínio pequeno da OpenAI a suportar recursos como function calling, Structured Outputs e mensagens de desenvolvedor. Há três opções de esforço de raciocínio: baixo, médio e alto, para otimizar diferentes casos de uso priorizando poder de processamento para desafios complexos ou velocidade.
A OpenAI mantém o o1 como seu modelo padrão de raciocínio de conhecimento geral. Entretanto, o o3-mini está disponível para domínios técnicos que exigem precisão e velocidade. No ChatGPT, o o3-mini usa esforço de raciocínio médio para equilibrar velocidade e precisão, mas o o3-mini high é uma opção no seletor de modelo.
Usuários do ChatGPT Plus, Team e Pro podem usar o o3-mini. O limite de mensagens para usuários Plus e Team agora é de 150 por dia, aumento em relação aos 50 anteriores. O o3-mini é o primeiro modelo de raciocínio da OpenAI disponível para usuários gratuitos, podendo ser acessado selecionando a opção “Reason” no compositor de mensagens.
Leia também:
OpenAI o3-mini lançamento: Disponibilidade e recursos
O lançamento do o3-mini representa um avanço significativo para a OpenAI. A disponibilidade do modelo para usuários gratuitos amplia o acesso a recursos de raciocínio de alta precisão. Com o aumento do limite de mensagens para usuários pagos, a OpenAI busca atender a demanda crescente por seus serviços.
A capacidade de busca em tempo real do o3-mini é um ponto de destaque, permitindo acesso rápido a informações atualizadas. A integração com recursos como function calling e Structured Outputs aprimora sua funcionalidade para desenvolvedores. A escolha entre níveis de esforço de raciocínio (baixo, médio e alto) oferece flexibilidade para diversas aplicações.
A substituição do o1-mini pelo o3-mini no seletor de modelos indica o compromisso da OpenAI em aprimorar constantemente seus modelos. Com a competição crescente no mercado de IA, como demonstrado pela ascensão da empresa chinesa DeepSeek, a OpenAI busca se manter na vanguarda da inovação com o o3-mini, que pode ser acessado em https://openai.com/index/openai-o3-mini/.
A estratégia da OpenAI em oferecer um modelo de raciocínio eficiente e acessível, como o o3-mini, demonstra uma adaptação às necessidades do mercado e à concorrência. A empresa parece estar focada em fornecer ferramentas eficazes para diferentes perfis de usuários, tanto gratuitos quanto pagos. Para mais informações sobre o impacto da IA no mercado, leia a matéria do Tekimobile.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors