Operadora Cricket implementa novo bloqueio que afeta Opções de Desenvolvedor em celulares a partir de 2025

Saiba como a Cricket vai bloquear celulares Motorola e da própria marca a partir de 2025, impedindo o uso sem chip e acesso às Opções de Desenvolvedor.
Atualizado em 06/08/2025 às 13:12
Operadora Cricket implementa novo bloqueio que afeta Opções de Desenvolvedor em celulares a partir de 2025
(Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operadora Cricket introduziu um sistema de bloqueio de aparelhos que afeta celulares Motorola e de sua própria marca lançados a partir de 2025. Esse novo recurso torna os telefones impossíveis de usar sem um chip ou eSIM ativo da operadora, mudando o jogo das políticas de desbloqueio.

O Novo Device Unlock da Cricket e Suas Regras

Geralmente, as políticas de desbloqueio de operadoras limitam o uso de um chip de outra empresa por alguns meses. No entanto, o sistema da Cricket vai além, bloqueando todas as funções do telefone. Não funciona o Wi-Fi, a página inicial, nem mesmo os aplicativos mais básicos. Nada opera se o serviço da Cricket não estiver ativo.

Essa mudança foi implementada discretamente há alguns meses. Ela se assemelha a outras novidades em aparelhos que chegam ao mercado. Por enquanto, ela atinge apenas Motorola e da própria marca Cricket fabricados a partir de 2025. Contudo, há a possibilidade de que essa política seja estendida para outras marcas de telefones no futuro, alterando o cenário de uso para muitos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A única forma oficial de contornar esse bloqueio é manter o serviço ativo com a Cricket por um período de seis meses. Após esse prazo, o sistema de bloqueio pode ser removido, permitindo o uso completo do aparelho com outras operadoras ou sem um chip ativo.

Para os entusiastas de Android, o bloqueio das Opções de Desenvolvedor é um ponto importante a considerar. Essas opções, que oferecem personalização e acesso a funções avançadas, ficam inacessíveis até que o dispositivo seja desbloqueado. Essa restrição pode ser um grande obstáculo para quem busca maior controle sobre seu aparelho.

Portanto, quem se preocupa com a liberdade de uso e personalização do celular deve ficar atento a essa nova política. Ela impõe restrições significativas que vão além do usual no mercado de telefonia. A medida afeta a flexibilidade de como os usuários interagem com seus dispositivos, especialmente os mais recentes.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.