Lembro-me de que meu smartphone Motorola Moto G (1ª geração), lançado no final de 2013, não vinha com carregador na caixa. Tudo o que estava na caixa era o telefone, o cabo de carregamento / dados e os documentos usuais que os fabricantes enviam com os telefones. A decisão da Motorola de não enviar o telefone com carregador foi manter o preço baixo.
Avançando para 2020, a nova linha do iPhone 12 da Apple não virá com um carregador e um par de fones de ouvido com fio. Motivos da Apple – os clientes já têm esses acessórios e a remoção reduz o lixo eletrônico e as emissões. A decisão da Apple de não incluir esses acessórios não se limita aos novos iPhones, mas também se estenderá a novas unidades de modelos mais antigos que vende.
Esperamos que mais fabricantes sigam o exemplo no futuro, embora atualmente estejam rindo da decisão da Apple. Heck! isso já está acontecendo porque o LG G8X não vem mais com carregador, mas a decisão da Apple não é apenas ruim, mas tem um timing terrível.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Uma decisão ruim combinada com um momento terrível
A Apple está enviando os novos iPhones com um cabo USB-C para Lightning, o que significa que você precisa de um adaptador com uma porta USB-C. O fato é que a Apple mudou para o novo cabo no ano passado, começando com o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max (o iPhone 11 tem um cabo USB-A para relâmpago). Embora inclua um adaptador de energia com um cabo USB-C para os modelos do iPhone 11 Pro, aqueles que possuem modelos anteriores do iPhone, incluindo o iPhone 11, têm um adaptador de energia USB-A.
O que isso significa é que se esses usuários mais antigos do iPhone escolherem a nova série do iPhone 12 ou modelos como o iPhone 11 que originalmente veio com um cabo diferente (agora fornecido com o cabo USB-C para relâmpago), eles não poderão carregue seus novos telefones com dezenas de adaptadores USB-A que a Apple afirma ter em suas casas. A solução é sair e comprar um adaptador USB-C de um fabricante terceirizado ou o carregador de US $ 20 da própria Apple. Um caso típico da Apple criando um problema e lucrando com isso!
Carregadores USB-C não são tão comuns quanto a Apple pensa. A série Galaxy S10 do ano passado vem com um adaptador USB-A e o mesmo se aplica aos carros-chefe do OnePlus 2019 e até mesmo ao OnePlus 8 series. Esse é o caso de muitos telefones lançados mesmo no ano passado.
Se a Apple vender 50 milhões de unidades do iPhone 12, pode-se esperar que mais da metade dos compradores comprem um adaptador USB-C que a Apple não incluiu na caixa. E uma grande porcentagem desses usuários vai até comprar o carregador da Apple. Se você for comprar o carregador MagSafe de $ 39, ainda assim terá que pegar um adaptador de alimentação USB-C, pois ele tem uma extremidade USB-C e não vem com um adaptador.
Portanto, a Apple não está reduzindo o lixo eletrônico e os gases de efeito estufa com a decisão de não incluir acessórios na caixa, já que esses carregadores ainda terão que ser feitos por eles e por fabricantes terceirizados para atender à demanda dos clientes.
Dê aos compradores a chance de escolher se desejam acessórios ou não
Sou de opinião que os compradores devem poder decidir se querem ou não acessórios ao comprar um telefone. Caso o comprador esteja adquirindo um novo telefone, a opção de adicionar ou não acessórios deve ser disponibilizada na finalização da compra, da mesma forma que escolheria a configuração ou cor que deseja.
Os compradores que não desejam acessórios devem obter um desconto na finalização da compra ou crédito na loja equivalente ao custo dos acessórios fornecidos. Este crédito da loja pode ser usado para comprar outros acessórios de que eles realmente precisam, como estojos ou até mesmo um carregador sem fio, conforme o caso.
A Apple e outros fabricantes também podem criar uma maneira de os compradores doarem parte do dinheiro economizado para organizações sem fins lucrativos que protegem o planeta. Se os compradores virem que podem contribuir ativamente para tornar o mundo um lugar melhor, ficarão inclinados a pular os acessórios de que não precisam.
Os fabricantes também podem usar os dados do comportamento de compra dos compradores para decidir se os acessórios devem ser removidos permanentemente dependendo da região ou se ainda deve ser uma opção.
A opção de pedir acessórios não é nova. Nos EUA, a Samsung não inclui seus fones de ouvido USB-C AKG na caixa da série Galaxy Note 20, mas faz isso na Europa. A Samsung USA revelou que a decisão foi tomada devido ao declínio do uso de fones de ouvido com fio. Embora a postagem da SamMobile diga que os compradores americanos podem solicitar os fones de ouvido AKG quando compram o telefone, alguns dos comentários na postagem revelaram que eles receberam um código promocional de $ 30 para usar na Samsung Store.
As intenções da Apple parecem boas, mas poderiam ter sido melhor implementadas. Esperamos que outros fabricantes que planejam tomar uma decisão semelhante resolvam as dificuldades antes de adotá-la.
Voto anônimo
Entrar com Wordpress