OPPO mostra smartphone com câmera traseira retrátil supostamente para Zoom

Smartphones teria uma lente retrátil horizontal igual de câmeras DSLRs, supostamente para dar Zoom optico
Camera retratil Oppo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um post no Twiiter, a Oppo sugeriu estar para lançar um smartphones com uma câmera retrátil traseira. Note que não se trata de uma câmera flip como no Zenfone 8 Flip, sim uma câmera que se extende horizontalmente. O motivo seria para evitar bumps enormes nas câmeras, ou mesmo para alguma função especifica ainda não identificada.

Em sua conta oficial no Twitter, a fabricante chinesa de smartphones compartilhou um pequeno vídeo teaser mostrando o funcionamento do celular, ainda desconhecido. A marca afirma que é uma tecnologia proprietária.

Olhando para o vídeo, podemos ver o grande sensor de imagem sendo levantado de dentro para fora de sua carcaça do módulo de câmera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No tweet, a empresa chamou pop-ups como irritantes, sabe-se lá o que ela quer dizer com isso. Ao contrário dos módulos pop-up que elevam verticalmente, como da Asus, este sensor se estende horizontalmente e também está alojado em um sistema mecanizado que provavelmente funciona quando o usuário ativa um modo de filmagem específico no aplicativo de câmera.

Curiosamente, a OPPO até mostrou a durabilidade deste módulo com um teste de queda, pois o sensor foi estendido e até mostrou água sendo espirrada nele quando o sensor estava sendo levantado. Isso já eliminaria dúvidas sobre a resistência do mecanismo.

Sistema de Zoom igual de câmeras dedicadas?

Nosso palpite é que essa câmera retrátil também pode se estender para oferecer uma melhor capacidade de zoom óptico/híbrido ao sensor de imagem.

Câmeras dedicadas trabalham exatamente desse modo. Ao ser extendido, os espelhos internos do módulo se afastam dando o efeito de Zoom, como uma luneta.

Claro que é um especulação nossa, mas isso seria uma saída para aumentar ainda mais a capacidade de Zoom das câmeras de celulares, além do que o sistema periscópio oferece.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.