Outline.com volta ao ar e agora converte texto em áudio

Novo site está cheio de banners publicitários e nitidamente mais lento, mas por uma boa causa
Avatar de André Luiz
25/05/2022 às 15:00 | Atualizado há 2 anos
Outline.com volta ao ar e agora converte texto em áudio 1

O site Outline foi um site muito famoso por possibilitar ao usuário uma leitura sem distrações ao remover propaganda de portais de notícias. Mas seu principal uso era para quebrar bloqueios de sites que usam Paywall, aqueles artigos onde o usuário tem que pagar para continuar a leitura.

Depois de alguns meses fora do ar, o site voltou em um novo endereço. Anteriormente acessado através da URL outline.com, agora o link para acessar é outlinetts.com. Mas ele não é exatamente a mesma coisa.

Em primeiro lugar, ao invés do site sem nenhuma propaganda que deixava a leitura mais leve, a proposta mudou para um site focado em converter texto em áudio utilizando IA (inteligência artificial). Ele ainda consegue remover Paywalls, porém agora está lotado de banners publicitários, o que é perfeitamente normal pois com certeza há um custo alto por trás do site.

Melhorou ou piorou?

Como a proposta do site mudou completamente, obviamente sua usuabilidade também. Um site com zero propagandas, como antigamente, era sinônimo de uma página extremamente rápida e com visual clean, afinal o design era praticamente só texto.

Mas agora o site está nitidamente bem mais lento, sendo de difícil acesso em redes 4G. O uso de banners publicitários aliados a ferramentas de IA responsável para converter textos em voz, impacta na velocidade diretamente.

Se o seu uso era acessar sites bloqueados para assinantes, ele continua a resolver seu problema. Mas se você usava para economizar internet e ter uma leitura mais confortável, fuja dele. Em ambos os casos, há opções melhores. Inclusive já escrevemos um artigo mostrando 7 opções gratuitas alternativas a ele.

Conversão de texto em áudio excelente (TTS)

Falando de sua nova funcionalidade, ele se mostrou uma excelente ferramenta. Diferente de outras ferramentas semelhantes, a conversão dos textos para áudio é excelente. Ao invés da comum voz robotizada, ele consegue uma voz uniforme e com entonação.

Ele ainda conta com a opção de usa uma voz em masculina ou feminina. No caso do português, ainda há opção de usar português de portugal ou do Brasil. Só falta uma opção para alterar a velocidade do áudio.

Ele ainda conta com uma extensão para o Google Chrome e navegadores com motor Chromium, dando assim a opção instantanea na hora de acessar um site.

De qualque modo, para uma ferramenta gratuita, vale a pena usar se seu objetivo for ouvir áudios quando está sem tempo para ler e, principalmente, uma excelente ferramentas para deficientes visuais.

No futuro, eles planejam ter uma versão paga do site, onde os usuários poderão usar a ferramenta sem visualizar banners, o que será uma excelente alternativa, dependendo do seu preço.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ