Panasonic irá parar de fabricar TVs no Brasil depois de 40 anos

A fábrica de TV da Panasonic passará a produzir fornos micro-ondas, 130 funcionários serão demitidos
Avatar de André Luiz
12/08/2021 às 10:17 | Atualizado há 3 anos
Panasonic irá parar de fabricar TVs no Brasil depois de 40 anos 1

Mesmo sendo uma das marcas de TVs mais tradicionais do Brasil, a Panasonic anunciou que irá sair do mercado em dezembro de 2021. Segundo a empresa, isso faz parte de uma estratégia global que irá focar apenas nas linhas de produtos que estão dando mais lucros e arrecadando mais investimentos.

Com o fim da produção de TVs, 130 empregados serão demitidos até dezembro, o que representa 5% do efetivo total da fábrica. A linha de montagem de TVs será usada para fabricar fornos micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.

Produzindo TVs desde 1967 na Zona Franca de Manaus (AM), a unidade fabril da empresa continuará com a produção de pilhas, eletrodomésticos da linha branca e forno de micro-ondas.

Vale lembrar que em 2020, a também japonesa Sony tomou a mesma decisão ao encerrar a produção de TVs no Brasil.

A saída desses fabricantes mais antigos e tradicionais, se dá por conta de fabricantes gigantes como Samsung e LG e de empresas chinesas que trabalham com margem de lucros bem baixas, fazendo que outras empresas percam a competitividade no setor. Empresas japonesas como a Panasonic tem produtos mais específicos e de nicho, segmentos que não conseguem competir em termos de preços com os citados concorrentes.

Mercado de TVs no Brasil

Além de Samsung e LG que dominam o mercado, empresas nacionais como Mallory, Britânnia e Multilaser, estão crescendo no mercado. Essas últimas, principalmente, apostam em rebrand de modelos de TVs chinesas, conseguindo assim preços mais baixos que concorrentes tradicionais.

Estima-se que a Panasonic responde por cerca de 5% a 6% do mercado de TVs no Brasil, ou seja, essa parcela será muito disputada pelos concorrentes.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ