PCs e celulares importados ganham 10% de descontos do governo

Já são 20% de descontos em impostos em 1 ano, com isso, empresas brasileiras reclamam que isso prejudica a competitivade no Brasil
Avatar de André Luiz
22/03/2022 às 14:55 | Atualizado há 2 anos
PCs e celulares importados ganham 10% de descontos do governo 1

O governo anunciou hoje um corte de 10% até o fim do ano nos impostos dos bens de informática e telecomunicações. O desconto contempla produtos como PCs, tablets e celulares.

A aprovação aconteceu ontem, 21, pela Camex. Além dos produtos de informática e telecom, o desconto também se aplica na importação de bens de capital (máquinas usadas em indústrias). A medida pretende facilitar a compra de equipamentos usados pelos produtores industriais e baratear o preço de alguns itens tecnológicos, quase sempre importados.

O corte nos impostos vem exatamente um ano depois do governo ter feito um corte com os mesmos 10% sobre os bens de capital e de telecomunicações. Sendo assim, o corte em um ano é de 20%.

Antes da queda nos impostos, quando alguém importava algum item para comercialização, os descontos iam de 0 a 16% para as mercadorias que pagam a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul. Contando os dois reajustesn, os desconto passará para de 0% a 12,8%.

Esses descontos terão um peso no bolso do governo. O Ministério da Economia calculou uma perda de cerca de R$ 1 bilhão até o fim do ano.

Fabricantes brasileiros reclamam

logo da Abinee
Imagem/reprodução: Abinee

Empresas que produzem produtos “100%” nacionais, não ficam muito felizes com uma decisão dessa, pois aumenta a competitivadade com os produtos importados.

Quando o governo anunciou o reajuste no ano passado, esses fabricantes reclamaram da decisão.

Na época, a entidade que representa as fábricas de produtos eletrônicos no Brasil, a Abinee, afirmou que esse corte é danoso para empresas que fabricam no Brasil.  “A nós, parece uma decisão intempestiva e improvisada que só vai trazer prejuízos e insegurança ao setor”, diz o presidente da Associação, Humberto Barbato na nota.

Iremos atualizar a matéria assim que tivermos um posicionalmente da Abinee sobre o corte nos impostos de 2022.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ