O Google lançou um novo recurso de segurança que permite que menores de 18 anos solicitem a remoção de suas imagens dos resultados de pesquisa da empresa. O recurso foi originalmente anunciado em agosto (junto com novas restrições de segmentação de anúncios de menores), mas agora está amplamente disponível.
Qualquer pessoa pode iniciar o processo de remoção de esta página de ajuda. Os candidatos precisarão fornecer os URLs das imagens que desejam remover dos resultados da pesquisa, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor e o nome e parentesco do indivíduo que pode estar agindo em seu nome – um pai ou responsável legal, por exemplo.
Como sempre, com esse tipo de solicitação de remoção, é difícil dizer exatamente quais critérios o Google aplicará em seus julgamentos. A empresa observa que removerá imagens de quaisquer menores “com exceção de casos de interesse público convincente ou dignidade de notícia”. Interpretar como esses termos se aplicam em diferentes situações é um território difícil.
Também parece, pela linguagem do Google, que ele não atenderá às solicitações, a menos que a pessoa na imagem esteja perto da idade da fotografia. Ou seja, se você tem 30 anos, não pode solicitar a remoção de fotos com 15 anos. Isso limita o escopo da ferramenta para evitar abusos ou assédio, mas presumivelmente torna o processo de verificação muito mais fácil. É difícil provar sua idade em qualquer foto, em vez de provar quantos anos você tem agora.
Sair do Google não significa sumir da inernet
O Google também enfatiza que remover uma imagem de seus resultados de pesquisa não a remove, obviamente, da web. A empresa incentiva aqueles que estão passando pelo processo de inscrição a entrar em contato diretamente com o responsável da foto em questão, se não for o Google.
Leia também:
Mesmo que não tenha sucesso com sites de terceiros, o que é altamente provável, remover do Google ainda é a melhor coisa a fazer.
Além dessas novas opções de remoção de imagens de menores, o Google já oferece outros caminhos para solicitar a remoção de tipos específicos de conteúdo prejudicial. Isso inclui imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa, informações financeiras ou médicas e informações de “doxxing”, incluindo endereços residenciais e números de telefone.