Uma das coisas mais interessantes sobre o Pixel 5 é que apesar de vir com uma traseira de alumínio, ele possui carregamento sem fio, bem como carregamento sem fio reverso. Todos os outros smartphones com carregamento sem fio vêm com vidro, pois não é possível adicionar carregamento sem fio a um telefone metálico. Então, como exatamente o Google conseguiu adicionar carregamento sem fio ao Pixel 5, apesar de sua construção metálica?
O Google revelou a certos membros da imprensa que o corpo de metal do Pixel 5 tem uma janela cortada em sua parte traseira, onde a bobina de carga está embutida. Este é então revestido com uma “bio-resina” para uma aparência e acabamento uniformes e para evitar danos à bobina de carga. Sério, como nunca ninguém pensou nisso?
Google is using a Bio-resin on top of the aluminum of the Pixel 5's body to achieve wireless charging. Basically, there is a physical cutout in the aluminum where the coil lives, and this plastic bio-resin sits on top.
— David ImeI (@DurvidImel) September 30, 2020
Leia também:
A implementação do Google é bastante inteligente e, por enquanto, parece que não há nenhum efeito colateral, pois o Pixel 5 suporta carregamento sem fio de até 10W junto com carregamento sem fio. Como esse revestimento de “bio-resina” se manterá em uso a longo prazo é algo que só o tempo dirá.
No entanto, esta não é a primeira vez que uma empresa de smartphones faz isso. A LG fez isso no passado, mas nos últimos anos, os OEMs mudaram para painéis de vidro para oferecer carregamento sem fio em seus dispositivos.
Então, por que o Google não usou vidro no Pixel 5? De acordo com a empresa, a estrutura de alumínio e o revestimento de “bio-resina” permitiram que ele mantivesse um perfil relativamente fino para o dispositivo, ao mesmo tempo em que conseguia encaixar uma bateria relativamente grande de 4.080mAh.