Pixel 9a adota design plano e bateria maior, inspirado no Pixel 5

O Pixel 9a chega com design plano, bateria maior e inspiração no Pixel 5. Saiba como isso impacta a experiência do usuário.
Atualizado há 11 dias atrás
Pixel 9a adota design plano e bateria maior, inspirado no Pixel 5
Pixel 9a: design plano e bateria maior, inspirado no Pixel 5 para melhorar sua experiência. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)

Outros destaques

Vazamento de preços do Galaxy S25 Edge no site da Samsung
Preços do Galaxy S25 Edge vazam em site da Samsung
Preços do Galaxy S25 Edge vazam no site da Samsung
Câmera 6.0 da Xiaomi revoluciona fotos em dispositivos
Novos papéis de parede do Redmi Turbo 4 Pro inspirados em Harry Potter
Resumo da notícia
    • O Pixel 9a foi lançado com um design plano, eliminando a barra de câmera e aumentando a capacidade da bateria sem alterar a espessura.
    • Se você busca um smartphone prático e durável, o novo design facilita reparos e melhora a usabilidade no dia a dia.
    • O aparelho pode influenciar o mercado ao priorizar funcionalidade e durabilidade, atendendo a futuras regulamentações.
    • A mudança também reduz acúmulo de poeira e evita quedas acidentais, tornando-o mais seguro e fácil de limpar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo Pixel 9a chega com um visual repaginado, trocando a barra de câmera por um design plano. Essa mudança lembra o Pixel 5 e permite uma bateria maior, sem aumentar a espessura. Embora perca um traço icônico, o Google justifica a alteração com foco em reparabilidade e futuras regulações.

Apesar de uma reação inicial negativa às primeiras renderizações vazadas do Pixel 9a, que pareciam baratas e sem personalidade, a experiência de ter o aparelho em mãos mudou essa percepção. Especialmente na cor fúcsia “Peony”, o acabamento e a estrutura de alumínio com laterais planas transmitem qualidade.

A compreensão do motivo por trás do design plano – relacionado à facilidade de reparo e adequação a futuras normas – também contribuiu para uma visão mais positiva do aparelho.

Um retorno à simplicidade: ecos do Pixel 5 no Pixel 9a

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não há um elemento específico que se destaque imediatamente no Pixel 9a. Objetivamente, é um telefone simples: moldura de alumínio, vidro frontal com bordas visíveis (maiores que muitos modelos atuais) e uma traseira com um pequeno recorte oval para as duas câmeras. No papel, nada parece muito especial.

Contudo, na prática, ele evoca lembranças do Pixel 5, com seu módulo de câmera plano e discreto. É um aparelho simples, com design direto, sem tentar parecer mais do que é. Não há enfeites desnecessários nas câmeras, botões extras ou materiais exóticos.

Leia também:

Ele se diferencia do Pixel 8a, que, para alguns, parecia exagerar na apresentação de suas câmeras com uma barra proeminente. Nem todos apreciavam essa barra de câmera, como mostram comentários frequentes de usuários.

O Pixel 9a também oferece uma sensação mais sólida e firme na mão, diferente da impressão arredondada e escorregadia do 8a. As laterais e a traseira planas remetem à linha Pixel 9 e também ao iPhone. Essa tendência de design “sanduíche plano” está ligada a uma maior facilidade de reparo, tanto frontal quanto traseiro, e prepara o terreno para exigências futuras da União Europeia sobre baterias substituíveis.

Apesar disso, há momentos em que a falta da barra de câmera é sentida. Era um traço distintivo que permitia identificar facilmente os Pixels à distância. Reconhecer um Pixel 9a em uma capa pode se tornar mais difícil, exigindo um olhar mais atento e tempo para associar o Google a este novo design.

Benefícios práticos do novo design plano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, poderia parecer que o Google aumentou a espessura geral do telefone para acomodar a bateria maior de 5.100mAh. No entanto, o Pixel 9a mantém os mesmos 8,9mm de espessura do Pixel 8a (sem contar a barra da câmera). Isso indica que a empresa conseguiu otimizar o espaço interno.

Essa otimização foi possível, em parte, pela adoção de uma tela P-OLED de plástico, mais fina e leve, em vez do OLED de vidro usado anteriormente. Essa tecnologia P-OLED é considerada de ponta, mais flexível, durável e é encontrada também na linha principal Pixel 9. Ajustes no orçamento foram necessários para essa mudança.

Embora a maior duração da bateria não seja um benefício direto *apenas* do design plano, outras vantagens práticas surgem. A área da câmera se torna menos frágil sem a barra saliente, e a limpeza é significativamente mais fácil.

Não há mais a preocupação constante com a barra de câmera protuberante ou a durabilidade do vidro naquela área. Além disso, o telefone agora fica totalmente plano sobre uma superfície, o que pode evitar quedas acidentais causadas por deslizamentos.

Outro ponto positivo é a redução drástica do acúmulo de poeira ao redor das câmeras. Fotos comparativas mostram muito menos partículas presas ao módulo plano do Pixel 9a em comparação com a área ao redor da barra do Pixel 9.

Embora talvez não seja o melhor Pixel para quem busca recursos como lentes de zoom avançadas ou mais memória RAM, o Pixel 9a se apresenta como um aparelho sólido e prático, feito para o uso diário. O design minimalista, inicialmente questionado, pode agradar com o tempo. Pelo preço de US$ 499, com processador Tensor G4 e bateria de 5.100mAh, parece uma opção interessante, embora mais RAM pudesse garantir melhor longevidade.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.