A Nvidia realizou vários anúncios durante sua GPU Technology Conference (GTC) hoje, incluindo a introdução de seu novo GPU RTX A6000 baseada em ampère para usuários profissionais, uma nova GPU A40 para data centers e muito mais. Durante o evento, o CEO da empresa, Jensen Huang, também disse durante um bate-papo com a imprensa que a empresa espera ver escassez de suprimentos para os RTX 3080 e 3090 até o final de 2020.
A linha de GPU da série RTX 30 era revelado no mês passado com um grande foco nas melhorias de desempenho em relação à geração anterior a um preço muito mais acessível. No entanto, o lançamento das tão esperadas ofertas foi menos do que ideal graças à grande demanda e aos cambistas acumulando cartões. A empresa mesmo desculpou-se pelos soluços enfrentados por clientes potenciais. Embora a empresa tenha prometido trabalhar com os varejistas para melhorar a situação, o CEO disse hoje que “o 3080 e o 3090 têm um problema de demanda, não um problema de abastecimento”.
“Acredito que a demanda vai superar toda a nossa oferta ao longo do ano. Lembre-se, também estamos entrando em um golpe duplo. O duplo golpe é a temporada de férias. Mesmo antes da temporada de férias, estávamos indo muito bem, e então você adiciona o ‘Fator Ampere’ e, em seguida, adiciona-se o ‘Fator Ampere de férias’, e teremos um realmente realmente grande temporada Q4 ”
O executivo também comparou a demanda das GPUs ao lançamento do Windows 95, dizendo que a demanda estava além das expectativas da empresa e que não teria sido possível aumentar a produção nesse ritmo mesmo que esperassem uma demanda desse tipo. “Agradeço muito, só não acho que haja um problema real para resolver. É um fenômeno a observar. É apenas um fenômeno ”, acrescentou Huang.
A empresa também anunciou recentemente que é atrasando a disponibilidade da próxima GPU RTX 3070 para evitar escassez de suprimentos e soluços no momento do lançamento. Considerando que a empresa se orgulha de ter um cartão de $ 499 que supera o RTX 2080Ti em termos de desempenho, a demanda provavelmente será maior do que o esperado.
Leia também:
Fonte: Hardware do Tom