▲
- A Motorola lançou o Playlist Studio, que promete revolucionar a forma como você interage com o Spotify.
- Essa ferramenta cria playlists personalizadas com base em comandos dados pelo usuário, tornando a experiência mais diversificada.
- Os usuários poderão desfrutar de playlists que começam do zero, sem preconceitos de suas preferências anteriores, renovando suas audições.
- Contudo, a ferramenta é exclusiva para usuários do Amazon Music, o que pode limitar sua popularidade.
A nova ferramenta da Motorola, o Playlist Studio da Motorola, promete revolucionar a forma como você interage com o Spotify. Se você está cansado do algoritmo repetitivo do Spotify, que insiste em tocar as mesmas músicas de sempre, essa novidade pode ser a solução. Imagine ter playlists personalizadas criadas por inteligência artificial, que realmente entendam o seu gosto musical. Será que a Motorola encontrou o segredo para playlists mais interessantes e diversificadas?
O Playlist Studio da Motorola chegou para agitar o mundo da música, oferecendo uma alternativa interessante aos algoritmos tradicionais de plataformas como o Spotify. A ideia é simples: você insere alguns comandos e a IA cria uma playlist personalizada com cerca de dez músicas. Parece um gerador de imagens, mas para o mundo da música.
A Inteligência Artificial a Favor da Música
As fabricantes de eletrônicos estão cada vez mais apostando em inteligência artificial e a Motorola não é diferente. Além de aprimorar a escrita e a organização, a empresa criou o Image Studio, que lembra o Pixel Studio do Google e o Portrait Studio da Samsung. Mas a grande estrela é o Playlist Studio da Motorola.
Essa ferramenta funciona de forma semelhante a um gerador de imagens: você dá um tema e a IA cria algo novo. No caso do Playlist Studio da Motorola, o resultado é uma playlist personalizada com aproximadamente dez músicas, pronta para ser salva e ouvida.
Durante a apresentação da nova linha Razr 2025, a Motorola usou o exemplo de “Y2K pizza party jams” (músicas para uma festa de pizza com temática anos 2000). A lista gerada incluía sucessos como “Crazy in Love” de Beyoncé e “Hot in Herre” de Nelly. O autor do artigo preferiu não testar a ferramenta com suas músicas tristes favoritas durante a apresentação, mas planeja explorar mais a fundo o Playlist Studio da Motorola assim que tiver a chance de usar o Razr Ultra no dia a dia.
Leia também:
Um Algoritmo Novo Contra Vícios Musicais Antigos
A Motorola não inventou a roda, já que o Spotify lançou algo parecido em versão beta no início de 2024, disponível para assinantes no Reino Unido e na Austrália, antes de expandir para outros países de língua inglesa. O próprio autor do artigo testou a função do Spotify e aprovou, mas encontrou um problema conhecido: o algoritmo já conhece demais o seu gosto musical.
Ao pedir ao Spotify por “músicas tristes que combinem com a floresta”, a plataforma entregou uma playlist com 30 músicas que já faziam parte da sua Moody Mix, uma playlist gerada automaticamente pelo Spotify. O Playlist Studio da Motorola pode não gerar tantas músicas de uma vez, mas a vantagem é que ele começa do zero, sem saber nada sobre suas preferências. Para quem busca uma lufada de ar fresco, isso pode ser ótimo.
A Exclusividade Com o Amazon Music
Apesar de todas as qualidades do Playlist Studio da Motorola, existe um ponto negativo: ele funciona exclusivamente com o Amazon Music. O serviço de streaming da Amazon ainda está bem atrás do Spotify e do Apple Music em popularidade. O autor do artigo, por exemplo, tem assinatura Amazon Prime e, consequentemente, acesso ao Amazon Music, mas nunca usou a plataforma, exceto quando está testando um Fire Tablet.
Diante dessa situação, as opções são: dar uma chance ao Amazon Music, esperar que o Spotify melhore seu algoritmo de IA ou criar playlists manualmente. Por enquanto, o autor prefere a terceira opção, já que assim pode manter seus podcasts, músicas favoritas e a praticidade de estar logado no Spotify em vários dispositivos.
Se a Motorola quiser que o Playlist Studio da Motorola realmente faça sucesso, precisa abrir a ferramenta para outras plataformas. Os novos Razrs já são compatíveis com Copilot, Perplexity, Gemini e outras ferramentas de IA, então não seria difícil permitir a exportação de playlists para o Spotify e o YouTube Music. Quem sabe, em breve, essa integração se torne realidade e possamos compartilhar playlists incríveis criadas pela IA da Motorola.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.