Pocket será desativado em 2025; veja 4 alternativas para substituir o app

Mozilla anunciou o fim do Pocket em 2025. Descubra 4 alternativas para salvar seus artigos e links favoritos sem perder conteúdo.
Atualizado há 5 horas atrás
Pocket será desativado em 2025; veja 4 alternativas para substituir o app
Explore novas formas de salvar seus artigos favoritos após o fim do Pocket em 2025. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • O Pocket, aplicativo para salvar leituras, será desativado pela Mozilla em 8 de julho de 2025.
    • Você pode exportar seus conteúdos salvos até outubro de 2025 e conhecer alternativas para continuar organizando suas leituras.
    • Milhões de usuários precisarão migrar para outras plataformas, o que pode impactar a rotina de quem depende do app.
    • A Mozilla liberou parte do código do Pocket, o que pode inspirar o desenvolvimento de novas ferramentas similares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Pocket, aquele aplicativo que te ajuda a guardar links de artigos e páginas da web para ler mais tarde, vai se despedir em breve. A Mozilla, responsável pelo navegador Firefox e pela plataforma Pocket, anunciou a decisão, explicando que a mudança reflete uma reorganização interna para focar em projetos mais alinhados com os novos hábitos dos usuários na internet. Mas calma, antes de entrar em pânico, você pode baixar seus conteúdos salvos e também conhecer alternativas para substituir o Pocket.

A Mozilla informou que a decisão de descontinuar o serviço foi tomada após muita análise e consideração. A empresa busca agora concentrar seus recursos em projetos que estejam mais de acordo com as atuais necessidades e comportamentos de navegação dos usuários.

A empresa expressou gratidão aos milhões de usuários que integraram o Pocket em suas rotinas diárias. Na Google Play Store, o aplicativo já ultrapassou a marca de 10 milhões de downloads, mostrando o quanto ele se tornou popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 2007 como uma extensão do Firefox chamada Read It Later, o Pocket evoluiu de um projeto individual para uma plataforma com investimentos e presença em diversas plataformas. Em 2017, a Mozilla adquiriu o Pocket, mantendo-o como uma subsidiária independente. No ano anterior, a Mozilla liberou parte do código do projeto em formato aberto, o que pode inspirar a criação de novos aplicativos similares.

Quando o Pocket deixará de funcionar? Anote na agenda!

Leia também:

  • O Pocket será desativado no dia 8 de julho de 2025. A partir dessa data, o aplicativo, o site e as extensões para navegadores não estarão mais disponíveis.

  • Desde 22 de maio de 2025, novos usuários não podem mais baixar o aplicativo nas lojas digitais, e a assinatura do Pocket Premium não está mais disponível.

  • Usuários que possuem conteúdos salvos em suas contas poderão exportar seus artigos até o dia 8 de outubro de 2025, através da Página de Exportação do app. Após essa data, todos os dados serão apagados pela Mozilla.

  • A newsletter semanal Pocket Hits será renomeada para “Ten Tabs” e continuará a ser enviada com curadoria da equipe do Firefox.

Com o fim do Pocket, muitos usuários podem sentir falta dessa ferramenta simples e eficiente para guardar links de notícias, artigos e posts para leitura posterior. Felizmente, existem diversas alternativas para substituir o Pocket com funcionalidades parecidas. Confira algumas opções a seguir.

Alternativas para substituir o Pocket

Se você está procurando por alternativas para substituir o Pocket, aqui estão algumas opções que podem te interessar:

1. Instapaper

O Instapaper surgiu em 2008 como um botão para salvar conteúdo da internet e, mais tarde, se transformou em um aplicativo com versões para web e dispositivos móveis. Curiosamente, o Pinterest foi proprietário do Instapaper por alguns anos, mas em 2018 vendeu o serviço para uma empresa formada por ex-funcionários da plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma interface mais simples e menos recursos, o Instapaper oferece as funções básicas de forma eficiente, sendo um dos concorrentes mais parecidos com o Pocket.

2. Raindrop.io

O Raindrop.io é uma ferramenta versátil para salvar links de todos os tipos, desde notícias até livros e músicas. Ele oferece um sistema de backup dos conteúdos salvos, garantindo que você tenha acesso mesmo que os originais saiam do ar, e protege seus dados com várias camadas de segurança.

A plataforma também facilita o trabalho em equipe, permitindo que várias pessoas acessem e colaborem em uma coleção de links. O Raindrop.io possui versões gratuita e paga, com recursos adicionais como IA, mais espaço de armazenamento e leitura offline.

3. PaperSpan

O PaperSpan se destaca por seu design simplificado, ausência de anúncios e rastreadores, além de não restringir recursos na versão paga. Além de salvar artigos, ele permite destacar trechos importantes, possui filtros automáticos de organização por tema e oferece a opção de enviar conteúdos diretamente para o Kindle.

Ele também oferece funções populares do Pocket, como leitura offline e a opção de ouvir os artigos em formato de áudio.

4. Readwise Reader

Para quem busca uma alternativa mais completa, o Readwise pode ser a solução. Trata-se de um conjunto de ferramentas de leitura compatível com diversas plataformas, como páginas da internet, feeds RSS, arquivos PDF e vídeos do YouTube.

O aplicativo também permite destacar trechos importantes e oferece integração com um chatbot de inteligência artificial (IA). O Readwise é um serviço pago, mas oferece um período de teste gratuito de até dois meses.

Se você é estudante, o Google está oferecendo acesso gratuito ao Gemini Pro por mais de um ano, com diversas ferramentas de IA. Saiba como aproveitar essa oportunidade.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.