Desde o lançamento do Windows 10, a Microsoft estabeleceu um período regular de 18 meses de suporte para cada versão principal de seu sistema operacional. Isso dá às pessoas muito tempo para atualizar, especialmente considerando que o Windows costuma instalar a versão mais recente automaticamente.
No entanto, em 26 de agosto de 2020, anunciou que alguns desses períodos seriam estendidos devido à pandemia do coronavírus. Isso era voltado principalmente para clientes empresariais, que contam com o Windows 10 para um trabalho remoto eficaz.
Apesar disso, muitas versões mais antigas do Windows 10 estão chegando ao fim do suporte:
- Versão 1903 (atualização de maio de 2019) – não será mais atualizada após 8 de dezembro em todas as edições
- Versão 1809 (atualização de novembro de 2018) – não será mais atualizada após 10 novembro para clientes domésticos e profissionais. As edições Enterprise e Education continuarão a receber atualizações até 11 de maio de 2021
- Versão 1709 (atualização de outubro de 2018) – não é compatível desde 9 de abril de 2019 para as versões Home e Pro. O suporte para as edições Enterprise e Education do Windows 10 terminou em 13 de outubro de 2020
A Microsoft publica informações completas sobre o fim do suporte para todas as versões do Windows 10 em seu site. A versão 2004, também conhecida como atualização de maio de 2020, deve ser compatível com todas as edições até 14 de dezembro de 2021.
- Como descobrir qual versão e versão do Windows 10 você possui
- Como entrar sem senha no Windows [remover senha]
- Como criar uma nova partição no Windows
Por que devo atualizar?
Diante disso, nada mudará se você continuar usando uma versão do Windows 10 que não é mais compatível. Quase todos os aplicativos e recursos continuarão funcionando e as coisas podem parecer normais por um bom tempo.
No entanto, caso surjam erros, eles não serão corrigidos pela Microsoft. Isso torna seu dispositivo extremamente vulnerável a vírus e malware, o que significa que é apenas uma questão de tempo até que seu dispositivo seja comprometido até certo ponto.
Embora os arquivos em seu PC corram o risco de serem adulterados ou perdidos, isso se torna um problema ainda mais sério se você planeja se conectar à Internet. Qualquer atividade online pode ser exposta, colocando seus dados e informações pessoais em risco.
Supondo que seu PC seja compatível (o que será o caso da grande maioria dos dispositivos), basta acessar Configurações> Atualização e segurança para atualizar seu software. Pode ser necessário instalar algumas atualizações menores primeiro, então deixe por algumas horas ou configure para instalar durante a noite.
A Microsoft está eliminando essas versões mais antigas do Windows 10 enquanto se prepara para a atualização de recursos de outubro. Leia tudo sobre isso aqui.