Preços de HDDs e SSDs podem subir até 30% devido à alta demanda por armazenamento para IA

Entenda por que os preços de HDDs e SSDs podem subir até 30% por causa da demanda crescente de armazenamento para IA.
Preços de HDDs e SSDs podem subir até 30% devido à alta demanda por armazenamento para IA
(Imagem/Reprodução: Wccftech)
Resumo da notícia
    • Os preços de HDDs e SSDs para consumidores podem aumentar até 30% nas próximas semanas devido à alta demanda por armazenamento para inteligência artificial.
    • Você pode sentir o impacto dessa alta se estiver planejando comprar ou atualizar seu computador, especialmente para itens gamers.
    • O aumento dos preços afeta tanto o mercado empresarial quanto os consumidores domésticos, elevando o custo de componentes eletrônicos.
    • Essa valorização dos produtos está relacionada à expansão dos centros de dados que suportam o desenvolvimento e treinamento de modelos de linguagem e outras IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços de HDDs e SSDs para consumidores podem subir até 30% em breve. A demanda crescente por armazenamento para centros de dados de Inteligência Artificial está impulsionando empresas de NAND a elevar seus valores. Entenda o que está acontecendo e como isso afeta o mercado de tecnologia.

Aumento nos Preços de HDDs e SSDs a Caminho

Os produtos que usam memória NAND, como os discos rígidos (HDDs) e os SSDs, devem ter um aumento significativo de preço nas próximas semanas. Isso porque os principais fornecedores desse tipo de memória já estão ajustando seus valores, e a mudança pode chegar a até 30% para os consumidores finais. Prepare-se para possíveis impactos no mercado de componentes.

De acordo com informações de fontes da cadeia de suprimentos, empresas como Western Digital, SanDisk e Micron estão elevando os preços da memória NAND. Essa é uma notícia que pode preocupar os consumidores, especialmente quem busca montar ou fazer um upgrade em computadores. Os itens gamer, por exemplo, podem sentir essa mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse Aumento de preços de HDDs e SSDs é atribuído à grande procura por armazenamento para Inteligência Artificial (IA) e para empresas. A demanda está crescendo rapidamente por causa da expansão dos centros de dados, que precisam de mais espaço para processar e guardar volumes gigantescos de informações. Isso coloca uma pressão extra na produção de memória.

Atualmente, os maiores fornecedores de NAND não estão nem mesmo passando cotações para seus clientes. Essa paralisação na oferta de preços indica uma situação de incerteza no mercado e pode sinalizar um aumento generalizado. A elevação dos preços não deve ficar restrita apenas ao armazenamento para empresas, mas também impactar diretamente os produtos para uso doméstico.

A Demanda por Armazenamento e a Era da Inteligência Artificial

Recentemente, a Western Digital fez um comunicado oficial sobre as mudanças na estrutura de preços da memória NAND. Segundo um relatório da DigiTimes, a expectativa é que empresas como a SanDisk aumentem seus valores para produtos NAND em até 10%. Outro grande fornecedor, a Micron, está considerando um aumento de até 30%, embora ainda não tenha notificado oficialmente os clientes, mostrando que o mercado está em fase de adaptação.

Para quem se pergunta por que a Inteligência Artificial consome tanto armazenamento empresarial, a resposta está nos grandes conjuntos de dados necessários para treinar os Large Language Models (LLMs), ou Modelos de Linguagem Grandes. Os HDDs, nesse contexto, funcionam como um tipo de “armazenamento a frio”, guardando os dados brutos que são fundamentais para o aprendizado das IAs. NVIDIA, uma das empresas que mais se beneficia com essa demanda, já está se adiantando na produção de chips.

Com a rápida expansão do poder de computação dos centros de dados em todo o mundo, a busca por armazenamento empresarial acompanha o ritmo. É por isso que as empresas de NAND, como a Samsung, estão aproveitando o momento de alta para ajustar seus preços. No ano passado, a indústria de NAND estava enfrentando dificuldades para gerar lucros, já que a demanda dos consumidores estava em baixa, mostrando o quanto o mercado pode mudar rapidamente.

Essa mudança de cenário, com a valorização da memória NAND, demonstra a forte influência da Inteligência Artificial no setor de tecnologia. Os produtos para o dia a dia, como o POCO M8 5G, que dependem diretamente desses componentes, podem ter seus preços impactados. A escalada nos custos de componentes pode levar a um encarecimento de diversos aparelhos eletrônicos, desde computadores até smartphones, forçando os fabricantes a repassar essa alta aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atenção agora se volta para como essa dinâmica de preços se estabilizará no futuro e quais serão as estratégias das empresas para lidar com a crescente demanda. O aumento do uso de IA continua, e o mercado de armazenamento permanecerá sob os holofotes.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.