Prepare-se para uma semana movimentada de Lançamentos de foguetes desta semana! Três missões espaciais estão programadas para acontecer na segunda-feira, 3 de fevereiro, ou no início da terça-feira (UTC). Duas missões serão realizadas pela SpaceX e uma pela Rocket Lab, prometendo um verdadeiro show no espaço.
Lançamentos de foguetes desta semana: Um dia com três missões espaciais
Segunda-feira, 3 de fevereiro
SpaceX – Falcon 9 (08:54 – 12:54 UTC) – Flórida, EUA
A SpaceX lançará um Falcon 9 carregando 21 satélites Starlink para a órbita baixa da Terra. Entre eles, 13 satélites de comunicação direta com celulares, que fornecerão internet para dispositivos móveis compatíveis. Serviços semelhantes já estão disponíveis para alguns modelos de smartphones. O primeiro estágio do foguete retornará para pouso e reutilização.
Rocket Lab – Electron (20:43 UTC) – Mahia, Nova Zelândia
O foguete Electron, da Rocket Lab, lançará cinco satélites Kinéis. Esses satélites farão parte de uma constelação de 25, que fornecerá comunicação para a Internet das Coisas. Esta missão estava prevista para o final de 2024, mas foi adiada. Adiamentos como esse são comuns na indústria espacial devido a diversos fatores técnicos e logísticos.
Leia também:
SpaceX – Falcon 9 (23:32 – 00:32 UTC) – Flórida, EUA
Outro Falcon 9 da SpaceX lançará o terceiro par de satélites de observação da Terra WorldView Legion, da Maxar Technologies. Os satélites serão utilizados para diversas aplicações, como defesa, inteligência, monitoramento ambiental e planejamento urbano. O uso de satélites para observação da terra tem se tornado cada vez mais comum.
Lançamentos da semana anterior
Na semana anterior, tivemos três lançamentos importantes:
- SpaceX – Falcon 9: Lançamento do Starlink Group 12-7 para órbita baixa da Terra, com pouso do primeiro estágio em um navio no Oceano Atlântico.
- Índia – GSLV-F15: Lançamento do satélite de navegação NVS-02 para uma órbita de transferência geoestacionária (GTO). O satélite integrará a constelação regional de navegação por satélite da Índia.
- SpaceX – Falcon 9: Lançamento do satélite de comunicações SpainSat NG I para a Hisdesat. O primeiro estágio do foguete não foi recuperado, pois era necessário desempenho extra para colocar o satélite em órbita.
A agenda de lançamentos espaciais demonstra a crescente atividade nesse setor, com empresas privadas e agências governamentais investindo em novas tecnologias e missões. O espaço se torna cada vez mais acessível. O desenvolvimento de satélites para internet, observação da Terra e outras aplicações promete impactar diversas áreas, desde comunicações até monitoramento ambiental.
As descobertas espaciais continuam a nos surpreender.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin