Prepare-se para a desativação do Facebook Messenger no seu Galaxy Book

Meta encerrará o Facebook Messenger para desktop em 15 de dezembro; entenda como continuar acessando.
Publicado dia 18/10/2025
Prepare-se para a desativação do Facebook Messenger no seu Galaxy Book
(Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Meta decidiu encerrar o Facebook Messenger para macOS e Windows, afetando dispositivos como o Galaxy Book.
    • Após 15 de dezembro, o aplicativo será desativado e usuários deverão usar navegadores para acessar o Messenger no desktop.
    • Essa mudança impacta diretamente quem usa o Messenger no computador para mensagens pessoais ou profissionais.
    • Messager continuará funcionando normalmente em celulares e tablets, e o aplicativo do Facebook segue disponível para Windows.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meta decidiu encerrar o aplicativo do Facebook Messenger para sistemas operacionais macOS e Windows. Essa mudança acontece quase cinco anos depois que o aplicativo foi lançado inicialmente para Windows. Para acessar o Messenger de seu Galaxy Book ou qualquer outro dispositivo Windows, a recomendação será usar um navegador de internet.

A partir de 15 de dezembro, o aplicativo será desativado nas plataformas de computador. Esta decisão afeta diretamente quem costumava conversar por mensagens em seus desktops, seja no trabalho ou em casa.

No entanto, a versão móvel do aplicativo continuará funcionando normalmente em celulares e tablets, como seu Galaxy phone ou tablet Galaxy S9 com Android 16. Além disso, o aplicativo do Facebook, que não é um aplicativo nativo, continuará disponível no Windows, e o Messenger poderá ser acessado por ele.

O Fim do Facebook Messenger para Desktop se Aproxima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meta não deu uma explicação oficial para o Fim do Facebook Messenger para computadores. Uma possível razão é que a maioria dos usuários já utiliza o Messenger em seus dispositivos móveis. Isso pode indicar uma base menor de usuários para o aplicativo de desktop.

Se a adesão ao aplicativo de computador for realmente baixa, a Meta pode ter optado por direcionar seus recursos de desenvolvimento para outras áreas. Afinal, investir na manutenção e atualização de um aplicativo com poucos usuários talvez não seja a prioridade para a empresa.

Leia também:

Para quem tem mensagens importantes salvas no aplicativo de desktop, é bom ficar de olho: será preciso ativar o armazenamento seguro e adicionar um código PIN à conta. Os usuários receberão uma notificação sobre essa mudança para não serem pegos de surpresa.

Essa medida é fundamental para garantir que suas conversas não se percam com a desativação do aplicativo. Proteger suas informações sempre é importante, e essa é uma boa oportunidade para revisar suas opções de backup para seu celular e outros dispositivos.

A história do Messenger é cheia de reviravoltas. Em 2014, ele se tornou um aplicativo separado do Facebook, depois de anos sendo parte integrante da experiência. Mais recentemente, em 2023, a Meta tentou juntar o Facebook Messenger com as mensagens diretas do Instagram, mas abandonou o plano após a reação negativa dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, a Meta está mais focada no WhatsApp, que tem se tornado um aplicativo tudo em um. Novas funcionalidades e testes, como os de limite de mensagens para reduzir spam, mostram o caminho que a empresa está seguindo.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.