Usuários das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5090 com problemas e 5090D estão enfrentando problemas, com algumas placas ficando inutilizadas após a instalação dos drivers mais recentes. Os relatos surgiram logo após o lançamento das placas, em 30 de janeiro.
RTX 5090 com problemas: placas inutilizadas após instalação de drivers
A RTX 5090D é uma variante da RTX 5090 projetada para o mercado chinês, com capacidades de IA reduzidas para atender às regulamentações de exportação dos EUA. Apesar da configuração de núcleo ser a mesma da RTX 5090, usuários chineses relatam problemas com as placas de vídeo, em especial as fabricadas pela Colorful e Manli.
Em fóruns chineses como Chiphell, Baidu e Bilibili, há diversos relatos de placas RTX 5090D “brickadas” após a instalação dos drivers mais recentes. Usuários relatam que a tela fica preta após a instalação e a placa deixa de ser reconhecida pelo sistema, tanto por DP quanto por HDMI.
Um vendedor da plataforma Goofish afirmou que todas as placas RTX 5090 e RTX 5090D são afetadas por esse problema. Há uma alta probabilidade de os drivers mais recentes travarem a placa, tornando-a irreconhecível pelo sistema. Também foram relatados casos de glitches na placa e até algumas queimas de circuitos integrados. Esse problema também parece afetar a versão standard da RTX 5090, com relatos semelhantes no subreddit da ASUS.
Possíveis soluções e outros problemas com a RTX 5090
Alguns usuários sugerem que mudar a opção PCIe de 5.0 para 4.0 pode resolver o problema, como demonstrado pelo Der8auer em seu vídeo no YouTube. Contudo, esta não é uma solução confirmada. As placas da série RTX 50 são as primeiras totalmente compatíveis com PCIe Gen5, o que pode causar problemas de sinalização em placas-mãe mais antigas. A mudança para o modo Gen4 pode melhorar a compatibilidade.
Leia também:
Além disso, algumas placas-mãe Gen5 compartilham pistas entre os slots M.2 e PCIe, o que também pode gerar problemas. Outro relato envolve cabos derretidos em testes com RTX 5090D, RTX 5080 e RTX 4080. Os testes foram feitos com carga máxima, mas não se sabe qual teste de estresse foi usado.
Aparentemente, os cabos usados eram conectores 12VHPWR mais antigos, os mesmos que causaram problemas de derretimento com a RTX 4090. Uma placa de 600W como a RTX 5090, com ainda mais potência, pode causar resultados desastrosos. Até o momento, não há relatos de derretimento ou danos nos novos conectores 12V-2×6 ou nas placas da série RTX 50. A escassez de placas no mercado pode ser um fator para a falta de relatos. Se surgirem novos casos, certamente serão investigados.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Wccftech