Procon-SP pede suspensão do PIX e outros limites, saiba mais

Procon-SP pede suspensão do PIX e outros limites, tudo isso devido ao aumento de golpes e reclamações, saiba mais abaixo
Avatar de Nalbert Gomes
16/09/2021 às 18:02 | Atualizado há 3 anos
Procon-SP pede suspensão do PIX e outros limites, saiba mais 1

O Banco Central realizou uma reunião nessa quarta-feira (15), e o Procon-SP solicitou à autoridade monetária que suspenda temporariamente a utilização do Pix e até novas medidas de segurança. Vamos saber mais abaixo, o que envolveu toda a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspensão do Pix e mais

pix sofre golpes e outros problemas

Toda a proposta foi criada com a ideia de aumentar a segurança devido os golpes da plataforma. Além da paralisação, o órgão pediu ao BC a limitação das transações via PIX para R$ 500 mensais, em vez dos R$ 1 mil anunciados anteriormente.

O diretor-executivo da entidade, Fernando Capez ressaltou “Nós reconhecemos os benefícios trazidos pelo PIX e entendemos que não se pode travar o avanço tecnológico, mas é preciso que a segurança do consumidor seja garantida”. Além disso, ele comentou que os bancos devem ser responsabilizados pelas perdas de quem sofreu golpes.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto com todas essas solicitações o Procon-SP, também acha necessário incluir na plataforma uma opção de bloquear e estornar valores enviados para novas contas bancárias, pelo período de 30 dias

Problemas com o Pix

procon pede limitações

Receberam cerca de 2,5 mil reclamações relacionadas ao sistema nos primeiros oito meses de 2021. Só em julho e agosto foram registrados 1 mil delas. Os principais problemas foram compras e saques não reconhecidos, reembolso, produto ou serviço não contratado e venda enganosa.

Com o aumento dos problemas e reclamações, o Procon-SP recomenda aumentar a atenção ao usar a ferramenta. Tudo de modo calmo, confirmando os dados do recebedor antes de realizar qualquer pagamento. Junto com esses cuidados evite abrir links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp.

Uma última dica é usar a tecnologia pelo app oficial ou em aplicativos oficiais do banco. Não deslogando o sistema, e  sempre usando senha nas transações. O que você achou das novas medidas de segurança que foram solicitadas? Você tem tomado cuidado ao usar o Pix? Diga para nós nos comentários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Procon

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.