O Projeto de Celulares Android Pequenos Está Vivo, mas Sem Muita Força

Saiba mais sobre o atual estado do projeto de celulares Android pequenos e por que ele ainda luta para se destacar no mercado.
Atualizado há 3 horas
Pequeno Android Phone

Outros destaques

Intel Panther Lake
Problema na câmera do Galaxy S25
Galaxy S25 Edge
Correção da câmera do Galaxy S25 Ultra
One UI 7 no Galaxy F06

Ainda há esperança para quem anseia por um smartphone compacto! O projeto Pequeno Android Phone, idealizado por Eric Migicovsky, o fundador da Pebble, continua em desenvolvimento. Apesar de não ser prioridade no momento, Migicovsky não descartou a ideia de um dispositivo Android premium e pequeno, algo que remete ao iPhone 13 Mini. Mas, será que vale a pena esperar por ele?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Projeto Pequeno Android Phone

Para uma parcela significativa de usuários, os smartphones atuais são exageradamente grandes. Eles almejam versões menores, mas sem comprometer as funcionalidades. Eric Migicovsky compartilha dessa opinião e, em 2022, lançou o projeto Pequeno Android Phone. O objetivo era criar um aparelho compacto e sofisticado, similar ao saudoso iPhone 13 Mini. Contudo, as últimas notícias indicam que a espera pode ser longa.

Em entrevista ao The Verge, Migicovsky revelou que sua dedicação ao projeto está diminuindo, deixando de ser prioridade. Questionado sobre a possibilidade de adiar a compra de um novo smartphone para aguardar seu dispositivo nos próximos 18 meses, ele desaconselhou a espera. Essa declaração reforça um comentário feito algumas semanas antes em um fórum do Hacker News, onde, sob o pseudônimo Erohead, ele respondeu a pergunta sobre a morte do projeto com um “Não, mas… não está avançando rápido”.

Inicialmente, a previsão de lançamento era para 2024, e o projeto chegou a criar uma marca chamada Beep para fins de marketing. A visão de Migicovsky para o Pequeno Android Phone ideal incluía uma tela menor que seis polegadas, câmeras de alta qualidade e o sistema operacional Android puro. Para os ansiosos por um dispositivo com essas características, o melhor é não criar muitas expectativas.

O próprio Migicovsky expressou o desejo de que outra empresa assuma a ideia, dizendo ao The Verge: “Eu realmente espero que outra pessoa faça um, para que eu não precise fazer”. Enquanto isso, Migicovsky está concentrando seus esforços em trazer de volta o smartwatch Pebble, focando na simplicidade, longa duração da bateria e incorporação de software de código aberto para personalização do usuário.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem busca um novo celular, vale a pena conferir o lançamento do POCO X7 Pro no Japão com 7 anos de atualizações, que garante um bom tempo de vida útil com as últimas tecnologias.

Prioridades de Migicovsky

O fundador da Pebble agora dedica-se a reviver o smartwatch da marca, investindo em simplicidade e bateria de longa duração. A ideia é usar software de código aberto, permitindo que os usuários personalizem seus dispositivos. Essa mudança de foco mostra que, pelo menos por enquanto, o sonho do Pequeno Android Phone terá que esperar.

Será que outra empresa abraçará a causa e lançará um smartphone compacto e poderoso? Resta aguardar os próximos capítulos dessa saga tecnológica. Enquanto isso, vale a pena ficar de olho nos lançamentos e novidades do mercado, como a Qualcomm que Apresenta Snapdragon 6 Gen 4: Foco em Jogos para Celulares de Médio Porte e Inteligência Artificial, que podem trazer novas opções para os consumidores.

Se você busca um celular com bom desempenho para jogos, confira nosso guia turbo para jogos: como dobrar o desempenho e aproveite ao máximo seu dispositivo móvel.

Além disso, não deixe de conferir as últimas notícias sobre o mundo da tecnologia para se manter sempre atualizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Via Android Authority

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.