A **Qualcomm** lançou o seu mais recente chipset para dispositivos móveis, o Snapdragon 6 Gen 4. Essa nova plataforma promete otimizar o desempenho em diversas áreas, como capacidade de processamento, eficiência energética, performance gráfica, inteligência artificial (IA), recursos de câmera e áudio. Uma das grandes mudanças é a fabricação, já que o Gen 4 é o primeiro da linha a ser produzido no nó de 4nm da TSMC.
As gerações anteriores do Snapdragon 6 eram baseadas em um processo de 4nm para a Samsung e um processo de 6nm para a TSMC. Essa geração aprimora ainda mais sua arquitetura, migrando para núcleos de CPU baseados em ARMv9 pela primeira vez na série 6.
O chipset apresenta uma configuração de núcleos que consiste em um núcleo Cortex-A720 de ponta com clock de 2.3GHz, mais três núcleos Cortex-A720 com clock de 2.2GHz e quatro núcleos Cortex-A520 de economia de energia com clock de 1.8GHz.
## Melhorias e Desempenho do Snapdragon 6 Gen 4
De acordo com o teste Geekbench 5.2 de single-thread, o desempenho da CPU é 11% melhor do que o do chip Gen 3. A nova GPU Adreno tem um desempenho ainda melhor, com um aumento de 29% no processamento gráfico. O chip também demonstra uma eficiência energética 12% superior à do chip anterior, oferecendo maior duração da bateria.
Leia também:
Para telas integradas, o 6 Gen 4 pode suportar resolução de até 1080p+ e taxas de atualização de até 144Hz. A GPU Adreno inclui Snapdragon Game Super Resolution para upscaling de jogos para 4K e Adreno Frame Motion Engine. A nova GPU Adreno tem um desempenho ainda melhor, com um aumento de 29% no processamento gráfico.
O Snapdragon 6 Gen 4 é o primeiro da linha a suportar precisão INT4, permitindo a execução de modelos de IA mais complexos com conjuntos de parâmetros maiores, mesmo dentro da restrição da memória do dispositivo. A Qualcomm já tem casos de uso de IA, como um sumarizador de texto, prontos para esta plataforma.
## Memória, Conectividade e Outras Características do Snapdragon 6 Gen 4
Quando se trata de suporte de memória, este chipset acomoda até 16GB de RAM LPDDR5 com velocidades atingindo 3.200MHz — há também compatibilidade com RAM LPDDR4X em afirmações que se correlacionam com 2.133MHz.
As opções de conectividade com fio são aprimoradas por meio de portas USB-C 3.1, permitindo capacidade de resolução de saída superior a 4K a 60Hz, completa com suporte para profundidade de cor de 10 bits e padrões HDR10+. O Snapdragon 6 Gen 4 também possui um modem 5G e Wi-Fi 6E. Além de tudo isso, a Qualcomm planeja trazer um agente de pesquisa o3 para usuários gratuitos e do ChatGPT Plus.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin