A Reliance Jio está fazendo parceria com a Qualcomm para levar soluções 5G para a Índia. A marca de propriedade da Mukesh Ambani trabalhará com a fabricante americana de chips para acelerar a chegada do 5G na região.
De acordo com um relatório da Bloomberg, a gigante indiana das telecomunicações e sua Radisys Crop farão parceria com a Qualcomm para “acelerar o desenvolvimento e implementação de infraestrutura e serviços de rede 5G nativos na Índia”. O anúncio chegou no início desta semana, na forma de um comunicado conjunto. No momento, a Índia ainda não leiloou suas larguras de banda 5G.
Notavelmente, a Ambani está se preparando para a próxima geração de redes de telecomunicações por meio de sua tecnologia interna. Ou seja, a empresa levaria menos tempo para adotar o sistema mais novo, ao contrário de seus concorrentes segundo o próprio bilionário. Isso também significa que a Jio está a salvo de disputas políticas, especialmente no que diz respeito a fornecedores de equipamentos chineses como Huawei e ZTE.
Para quem não sabe, a Huawei e a ZTE da China devem ser excluídas dos testes 5G da Índia. Além disso, a Ambani também expressou interesse em vender a nova tecnologia para outras operadoras de telecomunicações, se implementada com sucesso. Entre outras operadoras, a Reliance Jio é bastante nova no mercado, mas em apenas algumas horas anos, cresceu e se tornou a 2ª maior operadora de telecomunicações do país por um número de usuários. Seu investimento inicial se concentrou na rede 4G e agora também está mudando para o 5G.