A Qualcomm manda no ninho quando se trata dos processadores que equipam os melhores e mais recentes telefones Android, e as expectativas em torno de seu próximo chip principal estão crescendo; assumido ser o Snapdragon 875.
A maioria dos telefones Android (além de alguns outros produtos, como o Oculus Quest 2) contam com os SoCs (system-on-chips) da fabricante de chips dos EUA Qualcomm para cobrir tudo, desde o poder de computação bruto até imagens dedicadas e processadores gráficos – para alta jogos de fidelidade. Existem outros concorrentes no mercado, Samsung e MediaTek, para citar dois jogadores proeminentes, mas – particularmente no espaço Android – a Qualcomm é suprema.
Em parte, isso ocorre porque a empresa oferece uma variedade de opções para os fabricantes de celulares escolherem, desde o nível básico até o carro-chefe; complementando a gama de smartphones para os quais eles foram projetados. No topo estão os chips da série Snapdragon 800 da empresa, atualmente liderados pelo Snapdragon 865 e a atualização de meio de ciclo que é o Snapdragon 865 Plus.
Com o chip principal da geração anterior (em relação ao 865) sendo o Snapdragon 855, presume-se que o próximo marco de silício que a empresa está prestes a revelar será chamado de Snapdragon 875.
Leia também:
Quando o Snapdragon 875 será lançado?
Quanto a quando o Snapdragon 875 deve fazer sua estreia, presume-se que – como nos anos anteriores – a Qualcomm usará seu Snapdragon Tech Summit evento para servir de palco no qual o 875 será lançado.
O evento (todo virtual este ano) começa em 1 de dezembro – onde a Qualcomm provavelmente fará seus maiores anúncios – com o evento encerrando em 2 de dezembro. O mais modesto Snapdragon 775 também deve ser lançado ao lado do 875.
Quais telefones apresentarão o Snapdragon 875?
Após o anúncio do Snapdragon Tech Summit deste ano, Lu Weibing da Xiaomi confirmou que os próximos telefones carro-chefe de sua empresa seriam os primeiros a apresentar um Snapdragon 875. Supõe-se que os dispositivos em questão serão os lançamentos de estreia na série Mi 11, sucessores para a família de smartphones Xiaomi Mi 10 de 2020.
Foi relatado que a Oppo é um dos outros fabricantes proeminentes com (a) telefone (s) carro-chefe programado (s) para 2021 que será alimentado por um Snapdragon 875; assumido como sendo o Oppo Find X3 e, potencialmente, o Find X3 Pro.
Relacionado: Melhores telefones Oppo 2020
Da mesma forma, parece que a Samsung também está prestes a trazer o Snapdragon 875 para seus supostos smartphones Galaxy S21 / S30, com alguns rodando também nos próprios chips Exynos da empresa; dependendo do mercado ao qual eles se destinam (Europa, Coréia e Austrália normalmente recebem telefones Galaxy S e Note com Exynos a cada ano, enquanto os EUA se beneficiam de modelos com Snapdragon).
Também foi relatado que a LG, que geralmente está entre os primeiros fabricantes a lançar um telefone com o chip Snapdragon mais recente não é provável que ofereça tal dispositivo no primeiro semestre de 2021, com seu nome notavelmente ausente das listas de pedidos iniciais.
Detalhes do Snapdragon 875
Embora a TSMC tenha servido como o principal fabricante dos chips Snapdragon da Qualcomm, relatórios recentes da Business Korea e da Hankyung sugerem que é a Samsung que está realizando exclusivamente a produção do 875.
Ambos os sites apontam para o 875 aproveitando um novo e mais eficiente processo de 5nm (semelhante ao mais recente chip A14 Bionic da Apple, encontrado dentro da série iPhone 12 deste ano) e sendo um dos primeiros chipsets a usar o novo núcleo de CPU X1 da ARM.
Com o envolvimento da Samsung, pensa-se que o desenvolvimento do 875 informa diretamente o desenvolvimento do próximo chipset de marca própria da empresa, o Exynos 1000.
Na verdade, as primeiras pontuações de benchmarking do 875 (rodando no hardware Galaxy S21 / S30 e Mi 11, respectivamente) foram mencionadas no site coreano Clien, com as pontuações do Geekbench 5 single e multi-core do S21 / S30 chegando em 1159 e 4090 , enquanto a pontuação do Mi 11 atinge 1102 e 4113.
Enquanto isso, as pontuações do Exynos extraídas do hardware Galaxy S21 / S30 de pré-lançamento chegam um pouco mais longe do que seus equivalentes Snapdragon 875, chegando a 1302 e 4205 para testes de um e vários núcleos.
Para referência, em nossa análise do Galaxy S20, o telefone com motor Exynos 990 teve pontuação de 2299 em testes multi-core, enquanto o S20 FE com Snapdragon 865 teve pontuação de 2934 no mesmo teste. Ambas as pontuações destacam uma lacuna notável no desempenho, a se acreditar nas novas pontuações do Snapdragon 875 / Exynos 1000 que vazaram.
Volte para mais informações sobre o Snapdragon 875, pois os vazamentos continuam a vazar e vamos atualizar este recurso com informações oficiais, assim que o chip for lançado em 1 de dezembro.
Leia a seguir: Melhores telefones Android 2020