▲
- Produtos com certificação Qi2.2 prometem cargas de até 25W, mas poucos dispositivos aproveitam essa velocidade atualmente.
- O mercado de acessórios Qi2.2 deve crescer com mais opções e preços mais competitivos em breve.
- Muitos smartphones ainda não suportam a potência máxima, então o investimento imediato pode não valer a pena.
- A expansão do padrão Qi2.2 pode levar à padronização e maior acessibilidade no futuro próximo.
O carregamento sem fio está ganhando um novo patamar de velocidade. Recentemente, mais produtos surgiram com certificação Qi2.2, prometendo cargas de até 25W para dispositivos compatíveis. No entanto, é bom segurar a carteira por enquanto, pois poucos smartphones já contam com esse suporte oficial.
A UGREEN, por exemplo, lançou recentemente o novo MagFlow Magnetic Power Bank, que pode carregar gadgets sem fio com até 25W. Este foi um dos primeiros produtos Qi2.2 a chegar ao consumidor, trazendo a especificação para o centro das atenções. Mais acessórios estão aparecendo, mas vale a pena entender o cenário.
Qi2.2 com MagSafe e o Futuro do Carregamento
A promessa do Qi2.2 de entregar 25W de potência no carregamento sem fio é interessante. Porém, a realidade é que a maioria dos smartphones disponíveis hoje ainda não consegue aproveitar toda essa velocidade. Isso significa que, mesmo com um carregador super-rápido, seu aparelho talvez não carregue na potência máxima esperada.
A boa notícia é que esse cenário deve mudar. Mais fabricantes estão trabalhando para incluir a tecnologia em seus próximos lançamentos. A expectativa é que, com a chegada de mais dispositivos compatíveis, o mercado de acessórios Qi2.2 com MagSafe cresça, oferecendo mais opções e, consequentemente, preços mais acessíveis.
A história dos padrões de carregamento sem fio é contínua. O Wireless Power Consortium (WPC) lançou o Qi2.2 em abril de 2025 – vale notar que esta data foi informada pela fonte, e pode se referir à disponibilidade completa das especificações para membros. As especificações e testes são restritos aos membros do consórcio.
Antes disso, tivemos o Qi2.1, que foi apresentado em setembro de 2024. Mas o padrão mais conhecido ainda é o Qi2 (também chamado de Qi2.0), que surgiu em abril de 2023. Foi o Qi2 que introduziu uma importante novidade: um ecossistema de acessórios magnéticos, similar ao MagSafe da Apple, mas que funciona em produtos de outras marcas.
Este movimento da WPC visa expandir as opções de carregamento por indução para além do universo da Apple. Com mais produtos certificados Qi2.2 e o aumento de smartphones compatíveis, como os que estão chegando ao mercado, a escolha para o consumidor deve ficar bem mais variada.
A expectativa é que a chegada de mais acessórios com certificação Qi2.2, especialmente no período que antecede o lançamento da série iPhone 17, ajude a popularizar ainda mais a tecnologia. Isso deve não só ampliar a variedade de produtos, mas também contribuir para a estabilização dos preços dessa nova geração de carregadores sem fio.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.