▲
- Os iPhones mantêm seu valor de revenda melhor que os celulares Samsung Galaxy no mercado de seminovos.
- Você pode perceber que modelos como iPhone 13 e 14 têm maior demanda e oferecem melhor retorno financeiro ao revender.
- Essa dinâmica impacta diretamente os valores praticados e a oferta de aparelhos usados no mercado.
- O ecossistema de troca da Apple, especialmente nos EUA, contribui para a maior circulação e valorização dos iPhones usados.
Relatórios de mercado mostram há anos que os iPhones geralmente mantêm seu valor melhor que os celulares Samsung Galaxy. Os dispositivos da Apple tendem a ser vendidos por um preço mais alto, enquanto aparelhos Galaxy semelhantes perdem mais valor no mercado de seminovos. Uma análise recente de mercado confirma que essa tendência segue forte em favor dos iPhones no primeiro semestre de 2025.
iPhones Mantêm Valor Superior no Mercado Secundário
Uma nova pesquisa da Counterpoint Research revelou que a Apple registrou um aumento de 7% nas vendas de telefones usados durante a primeira metade de 2025. Esse crescimento foi ainda mais expressivo nos mercados desenvolvidos, onde o aumento anual chegou a 12%, um dado significativo. Enquanto isso, a Samsung observou apenas um aumento de 4% nas vendas globais de celulares usados no mesmo período.
O mais notável é que a Apple conseguiu manter seu ritmo no mercado de segunda mão, mesmo com o crescimento geral do segmento estando mais lento, com apenas 3% de aumento anual. A empresa vê uma demanda consistente por modelos como o iPhone 13 e 14, algo que a Samsung enfrenta dificuldade para replicar em seus aparelhos premium, tanto na oferta quanto no valor de revenda.
Um dos principais motivos pelos quais a Apple continua à frente da Samsung nesse aspecto é seu ecossistema de trade-in, especialmente forte nos Estados Unidos. O relatório destaca que um em cada três proprietários de iPhone vende ou troca seu aparelho atual ao adquirir um novo modelo. Essa prática contribui bastante para a oferta de iPhones no mercado secundário, mantendo o fluxo de dispositivos seminovos.
Essa dinâmica resulta em um suprimento saudável de iPhones usados, algo que a Samsung não conseguiu igualar. Apesar de consistentemente oferecer os melhores valores de trade-in para seus telefones Galaxy através de sua loja online, a empresa ainda não alcançou o mesmo volume e preferência no mercado de usados. Essa diferença impacta diretamente a desvalorização dos dispositivos Samsung ao longo do tempo.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile