Procurando smartphone novo? Vejam quais características priorizar

Avatar de Redação
Atualizado há 4 anos
Comprar com baixo orçamento: qual recurso do smartphone é mais importante?

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Estamos vivendo em uma era que pode ser descrita como o epítome da inovação e da tecnologia. Com o rápido avanço do setor as pessoas se tornaram cada vez mais diversificadas nas escolhas que fazem e nos fatores que consideram ao comprar dispositivos pessoais, como smartphones e computadores. Nos dias de hoje, muitos concordariam que ficou difícil comprar um smartphone ruim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a ampla disponibilidade de smartphones completos a preços acessíveis, as pessoas adotaram certos gostos e preferências que tendem a priorizar. Embora esses fatores sejam geralmente subjetivos, existem algumas características comuns que as pessoas procuram. Para acomodar os poucos recursos selecionados que eles valorizam acima de outros, eles geralmente estão dispostos a cortar alguns cantos.

No final do dia, para a maioria das pessoas, tudo se resume a encontrar o ponto ideal entre o preço e as especificações ao fazer compras dentro do orçamento. Para facilitar as coisas para aqueles que desejam comprar um novo telefone sem quebrar o banco, compilamos uma lista de alguns dos recursos mais populares preferidos pelos usuários em smartphones econômicos.

Preço

Quando questionados sobre qual é a característica definitiva de um telefone com bom custo x benfício, a resposta é sempre o preço do aparelho – embora isso varie de acordo com o mercado consumidor e outros fatores. No Brasil, a faixa de preço considerada natural hoje em dia, para um celular intermdiário – onde estão os com custo x beníficio atrativo – fica entre R$ 1.500 e R$ 2.000.

Abaixo disso serão smartphones já considerados fracos (com excessões, raras, mas existem).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Tela

Um componente importante para muitas pessoas seria a tela de um smartphone. Embora pedir um AMOLED em um telefone barato possa ser demais, os compradores esperam uma tela LCD IPS bastante brilhante de cerca de 400 nits emparelhada com uma resolução decente de cerca de 1080p e uma densidade de pixels de cerca de 400ppi. A existência de um entalhe ou furo é muito importante, dependendo da preferência pessoal do usuário.

Design e construção

O design de um telefone é subjetivo ao gosto do comprador, no entanto, existem certas tendências a serem observadas. Algumas pessoas gostam de telefones finos e pequenos, pois são mais fáceis de segurar, enquanto outras tendem a optar por telas maiores e mais largas para obter o melhor retorno de seu investimento. O posicionamento do sensor de impressão digital é crucial para muitos, pois os dispositivos na tela em dispositivos econômicos tendem a atrasar. Os leitores de impressão digital montados na lateral são bastante populares devido à taxa de resposta rápida e ao posicionamento confortável.

Outros fatores de design que podem ou não ser fatores de tomada de decisão são uma classificação de IP, um conector de fone de ouvido e os materiais usados. Além da estética visual, os compradores também consideram se a parte traseira do telefone será fácil de segurar ou rastrear manchas de impressão digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmeras

Das muitas pessoas que questionamos para o propósito deste artigo, a câmera foi uma das respostas mais comuns que continuaram aparecendo. Um grande número de pessoas dá alta prioridade às especificações da câmera antes de comprar um smartphone barato. Para a maioria dos usuários, a câmera frontal não é tão importante quanto a configuração na parte traseira, que deve incluir pelo menos três lentes de acordo com os padrões atuais – mesmo em telefones econômicos.

Então, o que os clientes geralmente procuram? Bem, para o selfie-snapper, pelo menos uma lente de 8MP é normalmente esperada, tirando fotos médias ou ligeiramente acima da média. Quanto às câmeras principais, a presença de uma lente grande angular e um modo noturno designado tornou-se quase necessária. Os compradores querem uma lente primária de pelo menos 13 MP, uma lente macro e um sensor de profundidade.

Hardware e Software

Mais uma vez, esta é uma categoria muito subjetiva e tende a variar dependendo da marca, faixa de preço e preferência pessoal. Quando se trata de telefones econômicos, os clientes desejam pelo menos 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. As especificações de CPU e GPU são muito diferentes entre empresas e mercados diferentes, portanto, não há demanda definida para um determinado chipset.

Independentemente do que está por baixo do capô, os usuários querem obter bastante energia com seus dispositivos de orçamento. Isso significa executar aplicativos com processador pesado, como Adobe Photoshop e o jogo Asphalt suavemente e sem superaquecimento. A multitarefa deve ser fluida e o dispositivo não deve atrasar.

Em termos de software, os clientes esperam que o dispositivo venha equipado com o sistema operacional mais recente. Então, por exemplo, ao considerar um dispositivo Android, os compradores atuais com um orçamento limitado certamente esperam que o smartphone execute o Android 10 pronto para uso. O mesmo se aplica a skins como OneUI, OxygenOS, MiUI e ColorOS – as pessoas querem as versões mais recentes.

Bateria e carregamento

É sensato esperar menos de algo em troca de mais de algo, mas não neste caso. A maioria das pessoas prefere um mínimo de 3500mAh. Nem é preciso dizer que, quando se trata de bateria, quanto maior, melhor. Os compradores priorizam o tamanho da bateria, bem como o tempo de carregamento. Dependendo do tamanho do orçamento, alguns clientes também podem querer suporte de carregamento rápido de cerca de 18W.

Conclusão

No final do dia, os compradores querem ter certeza de que farão o seu dinheiro valer a pena e o fazem priorizando os recursos mais importantes para eles. Para a maioria das pessoas, tudo se resume a obter a combinação perfeita de três fatores principais – câmera, bateria e desempenho. Esta sagrada trindade inclina a balança a favor do smartphone quando se trata de fazer a escolha final para a maioria dos compradores.

Nas próximas semanas, examinaremos mais detalhadamente os smartphones econômicos que se destacam em cada categoria individual para ajudar ainda mais nossos leitores. Se você está procurando fazer alguma pesquisa para encontrar o dispositivo de orçamento mais adequado de acordo com seu gosto, você pode achar que é extremamente útil para seu processo de seleção.

Quais recursos você estaria disposto a negociar em troca de suas preferências? Se você acha que perdemos algo, diga-nos nos comentários abaixo!

Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).